A gastronomia da Islândia é extremamente rica em sabores. Ela tem forte influência escandinava, por isso a maioria dos pratos possui algum tipo de carne, seja ela vermelha, de peixe ou frutos do mar. Por ser parte da cultura deles, pode ser um pouco difícil para vegetarianos e veganos encontrarem bons restaurantes.

Ainda sim, existem ótimos locais com menus completamente veganos/vegetarianos. Além deles, também há restaurantes que tenham uma parte do cardápio especial para quem segue esse tipo de alimentação. Como eu sempre falo para vocês, pesquisar antes é fundamental. Para ajudar vocês nesse processo, fiz uma seleção com alguns dos lugares mais bem recomendados por lá 😉

Kaffi Vínyl

Foto: @dancing_dixie

Quem for vegetariano ou vegano não terá como escapar do Kaffi Vínyl. Depois te toda a minha pesquisa, tenho certeza que esse é um dos lugares mais citados e elogiados por lá para quem não come carne. Vale realmente dar uma passadinha por ele e provar alguma coisa.

Ele é um dos únicos restaurantes do país que possui menu inteiramente vegano. Ou seja, você não encontrará nada de origem animal, nem mesmo laticínios. A lasanha e os wraps saudáveis estão sempre entre os mais pedidos dos clientes. São pratos bem simples, mas todos deliciosos!

Aalto Bistro

Foto: Guide To Iceland

Apesar de não ser um restaurante 100% vegetariano, o AALTO Bistro merece estar na lista. Para quem não come carne, ele costuma ter apenas um menu degustação de três pratos veganos, além do hambúrguer de abóbora. O cardápio muda diariamente e o chef trabalha sempre ingredientes sazonais, por isso você poderá experimentar pratos totalmente diferentes dependendo de quando for.

O único problema deles é a falta de uma boa sobremesa vegetariana/vegana. No entanto, eles podem abrir exceções caso você peça pelo menu degustação. Esse problema atinge mais quem for vegano, mas não é nada que o chef não possa resolver 🙂

Glo

Foto: Divulgação

Além de ter uma atmosfera super charmosa, o Glo é outro queridinho dos vegetarianos e veganos de Reykjavík. As opções do menu são bem variadas, indo de hambúrgueres vegetarianos até bowls de salada. Quem curte comida tailandesa também pode pedir por um “thai bowl”, com noodles, frutas, legumes e outros pequenos ingredientes típicos dessa culinária. Todas as porções são super bem servidas e as sobremesas também são incríveis.

Supubarinn

Foto: @hungryrightmeow

Tomar sopa em um lugar tão frio como a Islândia é uma combinação perfeita, né? O Supubarinn oferece seis diferentes tipos de sopa, todas com influências internacionais. A maioria delas é sempre vegetariana, mas eles costumam ter pelo menos três opções veganas.

O chef da casa diz que usa sempre ingredientes fresquinhos e sazonais, tornando as sopas ainda mais especiais. Eles também vendem saladas e sanduíches para quem quiser comer antes ou depois da sopa! A decoração do ambiente também é uma graça e o atendimento é muito elogiado pelos frequentadores.

Nostra

Foto: Divulgação

O Nostra é o restaurante ideal para todos os gostos. Eles possuem três tipos de menu degustação para quem come carne, além de um especial para peixes. Além disso, duas opções de menu degustação para vegetarianos (4 ou 8 pratos) e duas para veganos (4 ou 6 pratos).

Esses cardápios foram pensados especialmente para pessoas com diferentes estilos de vida alimentar, por isso os pratos são super criativos e cheios de sabor. Ah, por serem menus degustação, as porções são menores. No entanto, ao final da refeição pode ter certeza de que você se sentirá super satisfeito!

The CooCoo’s Nest

Foto: Arctic Advetures

Já falei para vocês sobre o CooCoo’s Nest em outro post de restaurantes em Reykjavík, mas não custa nada reforçar a ideia, né? Ele é um dos lugares mais populares da cidade, por isso recomendo que você reserve uma mesa para garantir seu lugar nesse restaurante tão charmoso!

Ele é ótimo para todas as refeições do dia, incluindo o café da manhã ou o brunch. Uma das opções, por exemplo, é um pão servido com molho pesto, legumes assados, abacate e cebolas. Algumas vezes o local tem uma noite temática, como no caso da noite da pizza, que também, é deliciosa!

Ramen Momo.

Foto: Divulgação

Para você se sentir um pouquinho no Japão, é só dar uma passadinha pelo Ramen Mono. Metade do menu deles é completamente vegano, por isso é uma das melhores opções para quem não come nada de origem animal.

Eles focam na venda de lámen, sendo que o menu tem uma grande variedade desse prato. Há quem diga que eles servem o melhor lámen da cidade! O ambiente do restaurante não é muito moderninho, mas é super aconchegante e agradável.

KRUA THAI

Foto: Paulo Cuenca

Quem assistiu aos vlogs da Islândia já conhece o Krua Thai. Ele é um restaurante que vende uma grande variedade de sopa de noodles, sendo que algumas das opções servidas por ele não possuem carne. Como a Islândia é um país frio, não tem nada melhor do que uma sopa gostosa e bem quentinha para nos esquentar, né?

Por ser especializado em comida tailandesa, existem outros pratos por lá que são típicos dessa gastronomia. Se você for com algum acompanhante que coma carne, é só cada um escolher o prato que prefere! Desse modo todo mundo fica satisfeito e feliz 😉

**

Eu e o Paulo amamos ter conhecido a Islândia e adoramos todos os restaurantes que conhecemos. Na época, eu ainda não era vegetariana, por isso ainda não tinha muita ideia do quão difícil é encontrar bons lugares para comer algo que não tenha carne. Por esse motivo, as dicas desse post vão ajudar muito quem for visitar o país e segue uma alimentação vegetariana/vegana. Não se esqueçam de comentar por aqui se conhecem algum outro local que eu não tenha mencionado!