Não é novidade para ninguém o quanto a Islândia é linda. Até mesmo quem não curte muito neve ou frio intenso admite que as cidades por lá são super charmosas e encantadoras. Para aproveitar ainda mais o passeio, não tem nada melhor do que uma boa comida, né? A capital do país, Reykjavík, tem várias opções incríveis de restaurantes e cafés.

Selecionei para vocês alguns dos meus lugares preferidos por lá. Nessa listinha vocês vão encontrar desde restaurantes refinados, até outros mais descontraídos. Se você está planejando uma viagem pela região, não deixe de anotar as dicas 😉

Grillmarkaðurinn

Foto: Divulgação

O Grillmarkaðurinn é parada obrigatória para quem gosta de carnes bem preparadas e temperadas. Os chefs Hrefna Rosa Saetran e Gudlaugur Frimannsson cozinham carnes vindas de produtores locais, junto com ingredientes escolhidos com muito cuidado. Algumas das opções do menu são carne de cordeiro, truta e uma variedade de carne bovina.

Os pratos, mesmo sendo tradicionais, ganham toques modernos nas mãos dos chefs do local. Você pode optar pelo menu degustação ou escolher algum prato individual, como a carne de porco defumada servida com creme de cogumelo e molho de chocolate.

FISKFELAGID

Foto: GQ Travel

O diferencial do Fiskelagid é o fato de você poder escolher entre comidas típicas da Islândia ou em fazer um tour pelo mundo, optando por algum prato típico de outro país. O ambiente é muito agradável e ocupa o espaço de uma das construções mais antigas da cidade, antes conhecida como Edifício Zimsen.

Os países que fazem parte do cardápio são de diversas partes do mundo, como Argentina, França e Hong Kong. É como se você fosse para o local escolhido através da comida, uma verdadeira viagem gastronômica! Os pratos com peixes e frutos do mar são os mais pedidos por lá, como no caso do menu degustação voltado só para a culinária da Islândia.

Mokka Kaffi

Foto: @ulteriorepicure

O Mokka Kaffi é um dos meus lugares preferidos de Reikjavík. O espaço é tão aconchegante e cheio de delícias que dá vontade de passar o dia inteiro nele. O local é ideal para quem quer comer doces enquanto toma um café bem gostoso. Eu pedi por um waffle que estava surreal e eles não revelam a receita tradicional para ninguém!

Outra coisa que me fez amar ainda mais o Mokka Kaffi é que quase todas as sobremesas vem acompanhadas com uma porção de chantilly. Caso você queira comer bons doces, não deixe de ir até lá e pedir pelo fudge de chocolate coberto com marsipan e também o mokka cake, que é recheado com geleia e também envolto em marsipan.

Krua Thai

Foto: Paulo Cuenca

Conhecemos o Krua Thai conforme caminhávamos pelas ruas da cidade. Senti um cheirinho maravilhoso de noodles vindo do local e não pude deixar de provar a comida do restaurante. A sopa de noodles é realmente deliciosa e bem servida – perfeita para um dia frio.

Ah, além da comida ser boa, o Krua Thai é um dos restaurantes mais baratos que conhecemos da cidade. Como o lugar é especializado em comida tailandesa, você também encontrará nas opções do menu pratos como Tom Yum Kung, Pad Thai e Kaeng Khiao Wan.

Björnsbakarí

Foto: Paulo Cuenca

Assim como o Mokka Kaffi, você irá encontrar várias opções de pães e doces típicos da Islândia no Björnsbakarí. Ele possui três unidades abertas na cidade e a primeira delas existe desde 1905. Já deu pra notar que esse é realmente um espaço super tradicional e bastante frequentado pelos moradores da região, né? Se você estiver por perto, vale a pena pedir um pão ou alguma sobremesa para viagem, assim você já fica com um lanche delicioso garantido 🙂

Dill Restaurant

Foto: Extreme Iceland

O Dill é considerado um dos melhores restaurantes da cidade, então não poderíamos deixar ele de fora, né? Como lugar é muito conhecido, é necessário fazer reserva com bastante antecedência para garantir o lugar. Eu e o Paulo não tínhamos conseguido, mas mesmo assim passamos por lá e demos a sorte de entrar por causa de uma desistência.

Logo que experimentamos a comida já entendemos o motivo do sucesso do restaurante. Todos os pratos, inspirados em culinária nórdica contemporânea, são extremamente saborosos. Escolhemos o menu degustação de 7 pratos e tudo estava incrível, incluindo a sobremesa. Como o cardápio muda regularmente, dê uma olhadinha no site para ver o que está sendo servido na época.

Fiskmarkaðurinn

Foto: Divulgação

Por ser especializado em peixes e frutos do mar, o Fiskmarkaðurinn é sempre procurado por aqueles que querem uma refeição mais leve. A chef Hrefna Rósa Sætran utiliza ingredientes locais e super fresquinhos para compor os pratos do restaurante. O menu degustação é ideal para quem preferir conhecer o melhor da casa em porções menores.

Um dos pratos mais conhecidos por lá é o peixe tamboril servido com queijo cottage, bacon, pesto de tomate e cogumelos enoki crocantes. Tá, não é tão levinho assim, mas juro que vale a pena! As opções do cardápio são criativas e modernas, aproveitando sempre o melhor da gastronomia islandesa.

Matarkjallarinn

Foto: Divulgação

O Matarkjallarinn, também conhecido como FoodCellar, é um restaurante e bar com um estilo bem descontraído – durante a noite é comum até mesmo ter música ao vivo por lá. A maior parte dos pratos é feita com ingredientes locais. Ah, eles tem uma parte do menu especial para vegetarianos e veganos, por isso é uma boa opção caso você não coma carne e nada de origem animal.

Para quem for mais ousado, recomendo pedir pelo “Secret Menu”. É um menu degustação secreto, porque você só descobre o que será servido na hora que os pratos chegam. As escolhas são todas feitas pelo próprio chef e acho super interessante ter essa possibilidade 😉

THE COOCOO’S NEST

Foto: Divulgação

O The Cococoo’s Nest é uma mistura de restaurante e café, porque eles servem tanto um simples chocolate quente, como também opções mais elaboradas, no caso de um menu degustação surpresa de 4 pratos. Por ter um cardápio mais amplo, você pode ir ao local para tomar um brunch ou então para jantar algo diferente e surpreendente. Algumas opções do menu à la carte dependem de quando você for. Em relação aos peixes, por exemplo, você terá que olhar qual a opção do dia. Isso mostra que os produtos são fresquinhos e saborosos!

Kopar Restaurant 

Foto: Arinoa

Com um ambiente super acolhedor, o Kopar agrada a todos os gostos. Todo mundo que for até ele irá sair contente, porque o menu é muito diversificado, tendo peixes, carnes e também opções vegetarianas e veganas. Um dos pratos mais pedidos do local, está o bacalhau islandês, servido com abóbora, alcachofra, quinoa e molho de tangerina com alguns pedacinhos de avelã.

Para os vegetarianos, eles servem macarrão de abobrinha com pea balls, tomate cereja assado, queijo e manjericão. As combinações de sabores dos pratos são super interessantes e, se você quer uma experiência gastronômica completa, vale a pena experimentar o menu degustação.

***

Além de ficar apaixonada pelas paisagens da Islândia, deu pra notar que eu também amei a comida. Os pratos tradicionais do país são muito gostosos e adorei todos que experimentei. Para você ver mais da nossa experiência pelo país é só clicar aqui 😉