Conhecer um destino diferente de carro é uma das experiências mais incríveis que alguém pode ter! Detalhes bobos como o maior controle do roteiro e passar o tempo que quiser nos pontos de parada são apenas duas das vantagens desse tipo de passeio.

É claro que para fazer a road trip dos sonhos, é necessário o mínimo de planejamento e pesquisa. Afinal, antes de embarcar na aventura temos que prevenir ao máximo os possíveis perrengues. Para quem sempre teve vontade de sair de carro por aí, explorando as estradas mais incríveis do mundo, aqui vão seis sugestões de roteiro. Prontos?

Rota 66

Quando falamos em road trips nos Estados Unidos, um dos trajetos mais falados é a Rota 66. A estrada foi inaugurada em 1926, integrando diferentes estados – Illinois, Missouri, Oklahoma, Texas, Novo México e Califórnia. Em um mundo ideal, todo mundo conseguiria viajar pela rota completa. No entanto, muitos trechos já não funcionam mais. Sendo assim, é só escolher quais serão os quilómetros que irão percorrer.

Eu e o Paulo, por exemplo, fizemos o trechinho de San Bernardino até Las Vegas, como mostramos no nosso roteiro pela Rota 66. Não deixem de pesquisar as acomodações ao longo da caminho, bem como restaurantes e atrações na beira da estrada. E tenham certeza de que esse é uma das rotas mais surpreendentes que vocês poderiam percorrer.

Big Sur

Foto: Thomas Ciszewski

Já que estamos falando das estradas mais incríveis do mundo, eu não poderia deixar de mencionar a Big Sur. Quem tem o sonho de ir para a Califórnia com certeza já se imaginou andando pela costa da região, com as janelas do carro aberto e cantando as músicas favoritas.

Geralmente as pessoas fazem essa viagem no sentido San FranciscoLos Angeles. O porquê? Além de ter sempre o mar como vista, as entradas para mirantes e outros pontos de parada não sinalizados são de mais fácil acesso. Aproveitem os finais de tarde para apreciar o maravilhoso pôr-do-sol californiano 🙂

Ring Road

Destinos frios não costumam agradar todo mundo. Ainda assim, a Ring Road, na Islândia, deveria ser feita por todas as pessoas que tiverem a oportunidade. Por ser um lugar tão diferente do que estamos acostumados, é impossível não ficar impressionado com cada uma das paisagens surreais ao longo do percurso.

Essa rota é conhecida por dar a volta em toda a região costeira, passando por cidades super pequenas e com pouquíssimos habitantes. Para vocês terem uma ideia, 80% da população do país fica concentrada na capital Reykjavik! Ah, outra opção de roteiro pela Islândia é o Golden Circle, tão incrível quando a Ring Road 😉

Great Ocean Road

Foto: Weyne Yew

Assim como  a Big Sur, a Great Ocean Road fica em uma região costeira. Nesse caso, em Victoria, na Austrália. Por ser uma road trip bem famosa, é possível fazer ela tranquilamente tanto de carro como também de motorhome – parando nos acampamentos durante o caminho.

As praias e formações rochosas são os dois principais atrativos da estrada, que foi construída como um memorial aos soldados que faleceram na Primeira Guerra Mundial. E as pessoas que sempre quiseram ver um coala podem realizar esse desejo por lá. Basta fazer uma visitinha ao Kennett River!

Carretera Austral

De todas as viagens que já fizemos, a Carretera Austral foi um dos destinos mais desafiadores. Pensamos até mesmo que fossemos morrer em um passeio de barco! Apesar disso, a viagem foi maravilhosa e vimos um lado bem diferente do Chile – com muitas montanhas, geleiras e neve.

As condições da estrada não são sempre tão boas, mas nada que impeça a passagem. Levando isso em consideração, não pensem duas vezes antes de alugar um carro 4×4. É importante pesquisar também quais são as melhores hospedagens ao longo da Carretera Austral. Até porque, é preciso descansar bem para aguentar longas horas na direção.

Amalfi Coast

Foto: Dan Russo

Não é novidade para ninguém que a Itália é um país encantador. De qualquer forma, as pessoas ainda se surpreendem com a beleza de toda a Costa Amalfitana. O trajeto é relativamente curto, mas o roteiro é repleto de paradas em cidades e outras atrações.

As vistas são de tirar o fôlego e com praias belíssimas – isso em praticamente qualquer ponto da rota. Por esse motivo, essa é considerada por muitas pessoas uma das estradas mais incríveis do mundo.

***

Qual é a road trip dos sonhos de vocês? Comentem aqui embaixo para nós sabermos os lugares que vocês sempre tiveram vontade de conhecer 😉