É praticamente impossível viajar para a Itália e voltar sem ter tomado pelo menos um gelato – até mesmo nos meses mais frios! Os sorvetes do país são conhecidos pela ultracremosidade e sabores intensos, por isso não fiquem sem provar pelo menos um.

Eu e o Paulo separamos um espaço especial no nosso roteiro de Roma para provar delícias típicas como pizzas romanas e gelatos. Felizmente, conseguimos cumprir esse planejamento e hoje vou compartilhar com vocês as 5 melhores sorveterias de Roma

Antes de tudo, um dos fatos mais curiosos que percebemos é quanto a decoração das sorveterias/gelaterias. Nenhuma delas tem uma preocupação muito grande com a estética da loja, sabe? De qualquer forma, o sabor dos sorvetes compensa todos os outros aspectos 😉

II Gelato di San Crispino

Foto: @sarah_dfv

A Fontana di Trevi quase nunca fica de fora das rotas dos turistas. Aproveitem o passeio pela região para dar uma passada pelo II Gelato di San Crispino. Assim como quase todas as boas sorveterias de Roma, o local não utiliza nenhum tipo de conservante ou emulsificante no preparo dos sorvetes. Sendo assim, o sabor e textura do doce são super naturais.

Os sabores que escolhemos foram o san crispin e limão. Esse primeiro tinha um gosto de mel bem agradável, mas eu senti um fundinho de gosto de ovo. Em compensação, o Paulo amou e não conseguiu apontar nenhuma crítica! O de limão também era delicioso, com uma massa super cremosa. Sorvetes de fruta costumam ser mais difíceis para atingir a cremosidade perfeita, mas esse estava realmente incrível. Arrisco dizer que foi um dos melhores sorvetes de limão que já provei na vida.

É importante ressaltar que essa gelateria não vende casquinhas. O motivo? Há quem diga que elas “atrapalham” o sabor dos sorvetes… Ah, e por ficar perto de um ponto turístico, os gelatos eram um pouco mais caros.

Gelateria I Caruso

Foto: @yeotonghong

Servindo vários sabores feitos apenas com produtos da estação, provar os gelatos da Gelateria I Caruso foi uma experiência surpreendente. Acredito que essa seja até mesmo a melhor sorveteria de Roma, juro! Um dos gelatos mais famosos da marca é o de pistache de Bronte, por isso não poderia deixar de saboreá-lo. Além do sabor maravilhoso, a massa do sorvete é super leve e sem nenhum cristal de gelo. Ou seja, cremosidade na medida certa.

Outro sabor que provamos foi o de zabaglione. Assim como o de pistache, ele era incrível. A bebida usada na massa tem um gosto bem intenso, mas sem que o gelato fique muito alcoólico. Também provamos o sorvete de fior di panna (que costumamos chamar de creme). Mais uma vez, o sabor e textura estavam impecáveis. Não foi o nosso preferido da loja, mas era realmente delicioso.

Gelateria del Teatro

Foto: @daisychaussee

Também com sorvetes artesanais e ingredientes sazonais, a Gelateria del Teatro é uma das mais faladas pela cidade. O que a diferencia das outras é quanto aos sabores, que são mais diferentes e excêntricos. Se vocês quiserem fugir do óbvio, vão direto para ela!

Para experimentar algo novo, pedi pelo de pera com caramelo e o de amêndoas. O de pera estava um pouco doce demais e com o ponto de gela super baixo. Por causa disso, eu sentia aquela dorzinha chata no dente, sabe? No entanto, o de amêndoas era surreal. Tinham muitos pedaços do frutinho, trazendo uma crocância incrível ao sorvete.

Outro gelato da marca que provamos foi o de quatro chocolates. O sabor era super intenso, perfeito para quem ama sorvetes com chocolate bem concentrado. Apesar de eu não ter curtido tanto o de pera com caramelo, o Paulo adorou todos 🙂

Gelateria Fatamorgana

Foto: @lovina_hua

A Gelateria Fatamorgana é, na verdade, uma rede de gelateria. Mesmo assim, ela está sempre nas listas de melhores sorveterias de Roma. O fato da marca ter várias lojas não diminui o sabor e a qualidade dos gelatos – pelo contrário! Eu e o Paulo decidimos experimentar o de tiramisù e o de avelã.

Com relação ao primeiro, sentimos até mesmo os pedacinhos de biscoito. O de avelã era bem lisinho e com um sabor bem delicado. Nenhum dos dois era muito doce, então não ficava muito enjoativo. Nós também achamos muito interessante que eles produzem as próprias casquinhas artesanais. Resumindo: não deixem de ir em pelo menos uma das unidades da Fatamorgana.

Gelateria dei Gracchi

Foto: @nathaliamadeira

Não preciso nem repetir que os sorvetes são artesanais e sem ingredientes super industrializados, né? A Gelateria dei Gracchi me apresentou um dos melhores sorvetes do mundo: o de amêndoas tostadas com laranja. Eu não consigo nem mesmo descrever para vocês o quão bom o sabor desse gelato era. Infelizmente, ele é sazonal e não é encontrado sempre. Torço para que vocês consigam prová-lo quando forem para Roma!

O outro sabor escolhido foi o de mel com nozes. A mistura entre os dois ingredientes estava bem equilibrada e, mesmo tendo mel, ele não era extremamente doce. Quanto a textura: muuito cremosa e sem cristais de gelo.

***

Depois de conhecer algumas das melhores sorveterias de Roma, posso afirmar para vocês que a Gelateria I Caruso foi a nossa preferida! Ainda assim, recomendo que vocês façam um tour por todas as outras – prometo que vale a pena 😉