Eu acho que esse verão está sendo excepcionalmente mais quente que todos, e este calor fora do comum me deixa inquieta, por isso eu estou sempre buscando alguma receita refrescante de sorvete, picolé…

Preparo: 30 minutos
Tempo de Cozimento: 20 minutos
Tempo de espera: 8 horas
Rendimento: 8 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Eu acho que esse verão está sendo excepcionalmente mais quente que todos, e este calor fora do comum me deixa inquieta, por isso eu estou sempre buscando alguma receita refrescante de sorvete, picolé ou geladinho para aliviar um pouco o calor.

Esse sorvete de uva, mesmo sendo à base de leite, é incrivelmente refrescante, e o melhor de tudo: caseiro, sem conservantes, corantes artificiais e gorduras em excesso.

Food Styling e Fotografia: Franciele C. Oliveira (@flamboesa)

INGREDIENTES: SUCO DE UVA CASEIRO

  • 1 kg de UVA PRETA aproximadamente
  • ÁGUA

INGREDIENTES: SORVETE

  • 500g de CREME DE LEITE (usei 2 caixinhas e meia)
  • 1 lata de LEITE CONDENSADO
  • 400ml de SUCO DE UVA concentrado (usei caseiro)
  • 1 colher (sopa) de ESSÊNCIA DE BAUNILHA
  • 1 colher (chá) de EMULSIFICANTE

MODO DE PREPARO: SUCO DE UVA CASEIRO

  1. Coloque as uvas em uma panela grande (não tem problema em deixar os cabinhos junto), coloque um pouco de água, mas não deixe cobrir as uvas para que o suco fique concentrado.
  2. Quando levantar fervura, cozinhe por aproximadamente 20 minutos, ou até perceber que as uvas murcharam e soltaram bem a polpa.
  3. Espere amornar e peneire o suco, pressionando com uma colher várias vezes para extrair bem a polpa, não jogue fora o bagaço, pois ainda rende suco, basta acrescentar água, mexer e peneirar de novo. Use o suco concentrado para fazer o sorvete.

MODO DE PREPARO: SORVETE

  1. No liquidificador, bata por aproximadamente 2 minutos o creme de leite, leite condensado, suco de uva e a baunilha. Coloque em uma tigela ou recipiente de metal e leve ao freezer por 2 horas, ou até que congele boa parte.
  2. Coloque em uma batedeira e acrescente o emulsificante, bata até aumentar de volume, aproximadamente 3 a 5 minutos. Coloque o sorvete em um pote com tampa e leve ao freezer até congelar por completo.

DICAS:

  1. Eu usei suco de uva feito em casa, mas pode ser feito com suco concentrado que vende no mercado, mas como não testei com esse, talvez você tenha que usar menos que 400ml, então é melhor ir colocando e provando.
  2. Ao levar a primeira etapa da receita ao freezer, dê preferência a um recipiente de metal caso queira que congele mais rápido.

DURAÇÃO: pode ser armazenado por 60 dias ou mais.