Banana, mirtilo e casquinha crocante com nozes. Uma receita que fica com um visual de obra de arte, tipo uma escultura comestível fácil de montar e deliciosa. Por Camila Narcizo Monteiro (@camilanmonteiro) Fotografia:…

Preparo: 40 minutos
Tempo de Cozimento: 15 minutos
Tempo de espera: 4 horas
Rendimento: 6 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Banana, mirtilo e casquinha crocante com nozes. Uma receita que fica com um visual de obra de arte, tipo uma escultura comestível fácil de montar e deliciosa.

Por Camila Narcizo Monteiro (@camilanmonteiro)

Fotografia: Janaina Narcizo Monteiro

INGREDIENTES: SORVETE DE MIRTILO E BANANA

  • 150 gramas de MIRTILOS CONGELADOS
  • 100 gramas de BANANAS CONGELADAS
  • 100 gramas de IOGURTE GREGO sabor baunilha
  • 50 gramas de MIRTILOS para decorar

INGREDIENTES: CASQUINHA CROCANTE

  • 3 CLARAS
  • 50 gramas de MANTEIGA SEM SAL
  • 30 gramas de FARINHA DE TRIGO
  • 160 gramas de AÇÚCAR
  • 1 pitada de SAL
  • 2 colheres de chá de EXTRATO DE BAUNILHA*
  • 40 gramas de NOZES TRITURADAS

*Clique aqui para aprender a fazer extrato de baunilha caseiro

MODO DE PREPARO: CASQUINHA CROCANTE

  1. Em um recipiente junte as claras e o açúcar. Misture com um fouet só para ficar homogêneo, não queremos deixar a clara em neve.
  2. Acrescente a manteiga derretida (certifique-se que ela esteja fria para que não cozinhe as claras), misture.
  3. Adicione a baunilha, o sal e a farinha, misture bem. Cubra com um filme plástico e deixe descansando na geladeira por 3 horas. Esse passo é importante para que ela ganhe crocância depois.
  4. Preaqueça o forno a 180°C. Você vai precisar de um tapete de silicone para assar as casquinhas, infelizmente não é possível assar em papel manteiga ou forma untada.
  5. Despeje um pouco da massa na forma que está com o tapete de silicone e com ajuda de uma espátula (ou costas de uma colher) vá alisando a massa e esticando por todo o tapete, criando uma camada bem fina e uniforme (ela fica um pouco transparente). Depois salpique um pouco de nozes trituradas e leve para assar até que fique dourada.
  6. Retire do forno e com ajuda de uma faca marque o desenho que deseja. Essa massa fica crocante depois que esfria por isso marcamos assim que ela sai do forno e ainda está morna e maleável. Eu fiz em formato de triângulos. Espere esfriar bem para retirar as casquinhas do tapete de silicone. Repita o processo até o fim da massa.

MODO DE PREPARO: SORVETE DE MIRTILO E BANANA

  1. No processador junte a banana e o mirtilo congelados e bata até virar uma pasta homogênea. Em seguida, adicione o iogurte grego e termine de bater para misturar bem e chegar a uma consistência cremosa. Está pronto para usar! Não precisa levar ao congelador novamente.

MONTAGEM

  1. Para a montagem individual, faça uma pilha intercalando a casquinha crocante e o sorvete. Decore com mirtilos e aproveite!