Rui…quê? Pois é. Ruibarbo é um vegetal-fruta que pouca gente conhece aqui no Brasil. Mas… A Nigella ama. O Jamie Oliver ama. Thomas Keller, Grant Achatz e todo chef bacanudo ama. E por…

Preparo: 5 minutos
Tempo de Cozimento: 15 minutos
Tempo de espera: 6 horas
Rendimento: 10 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Rui…quê? Pois é. Ruibarbo é um vegetal-fruta que pouca gente conhece aqui no Brasil. Mas… A Nigella ama. O Jamie Oliver ama. Thomas Keller, Grant Achatz e todo chef bacanudo ama. E por que será? Bem pra começar, o ruibarbo (que na verdade é um legume mas é taxado como fruta e se comporta como tal) é a primeira “fruta” que aparece na primavera após o inverno rigoroso dos países gringos. Então o povo fica louco e feliz que a natureza está dando as caras de novo e dá-lhe cozinhar com essa… fruta. Depois porque ruibarbo é único. Não dá muito para comparar o sabor com nada que existe. É uma experiência completamente diferente. Ele se parece com um salsão. Mas é um rosa pink por fora e um verdinho suave por dentro- olha que moderno!. Cru, é horrível. Azedo. Mas quando cozido com um pouco de açúcar, principalmente na presença de baunilha e um pouco de limão… Vira uma das coisas mais fantásticas que a natureza pode nos oferecer.

Não é fácil encontrar ruibarbo por aqui. Esses eu achei aqui no Santa Luzia, em SP.

E se você um dia se deparar com essa iguaria – experimente- você também irá amar.

Por Mariana Muniz

INGREDIENTES: BASE DE RUIBARBO

  • 1 Kg de RUIBARBO
  • ½ xícara de ÁGUA
  • ¼ xícara de AÇÚCAR
  • 1 FAVA DE BAUNILHA
  • 2 colheres de chá de RASPAS DE LIMÃO SICILIANO
  • 1/3 xícara de KIRSCH

INGREDIENTES: CALDA SIMPLES

  • 2/3 xícara de ÁGUA
  • 2/3 xícara de AÇÚCAR

MODO DE PREPARO: BASE DE RUIBARBO

  1. Corte o ruibarbo em bastões de aproximadamente 3-4 cm. Coloque numa panela de fundo grosso com a água, o açúcar, as raspas de uma fava de baunilha e as raspas de limão.
  2. Cozinhe em fogo médio até que o ruibarbo desmanche e a mistura fique como um purê consistente (de 10-15 minutos).
  3. Deixe esfriar. Junte o kirsch.

MODO DE PREPARO: CALDA SIMPLES

  1. Leve ao fogo o açúcar e a água. Quando ferver, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar até que o açúcar se dissolva completamente e o líquido fique transparente. Retire do fogo e deixe esfriar.
  2. Misture a base de ruibarbo com a calda simples. Despeje a massa em forminhas para picolé.
  3. Se suas forminhas permitirem que você ponha o palito ou já vem com uma base de palito plástico, coloque e leve para o freezer por 6h. Se não, leve a forminha cheia, coberta com papel alumínio ao freezer por 1-2h (o picolé deve estar levemente durinho) e aí insira o palito. Deixe congelar mais 4h.

DICAS:

  1. Para desenformar o picolé, mergulhe a forminha em água fervendo por 5 segundos (não deixe a água tocar a massa!) e vá forçando levemente o palito até soltar.
  2. Embrulhe os picolés em saquinhos e leve de volta ao freezer os que não vão ser consumidos de imediato.
  3. A adição de uma bebida alcoólica ao picolé, ale de dar um toque interessante e especial, altera o ponto de congelamento, deixando o picolé mais cremoso. No entanto não exceda 20% do volume total (por exemplo, se no total você tem 750 ml de picolé, sua bebida não pode ter passado de 150ml) caso contrário o picolé ficará mole e não desenformará direito.