Devido a uns pedidos lá no canal da Dani, “veganizei” a receita destes muffins com mirtilos e maçã verde! Minha primeira preocupação foram os mirtilos. Como moro no interior, tenho certa dificuldade de…

Preparo: 20 minutos
Tempo de Cozimento: 35 minutos
Tempo de espera: 15 minutos
Rendimento: 6 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Devido a uns pedidos lá no canal da Dani, “veganizei” a receita destes muffins com mirtilos e maçã verde!

Minha primeira preocupação foram os mirtilos. Como moro no interior, tenho certa dificuldade de encontrar algumas coisas… e conto nos dedos de uma mão as vezes que encontrei mirtilo por aqui. Mas tive sorte e achei!

Fiz 3 testes para esta receita. No primeiro estava receosa de usar os mirtilos, já que além de serem um pouco caros, tinha medo de não encontrar novamente para comprar, caso tudo desse errado. Fiz então só com as maçãs (no caso uma maçã e meia, sendo que meia era para substituir os mirtilos) e deu certo! Então, quem não achar os mirtilos, pode fazer apenas com a maçã, que também dá certo!

Na receita da Dani vai manteiga, cujo substituto vegano é a margarina vegetal. Não testei, mas acredito que dá pra usar ela sim, mas optei pelo óleo vegetal porque eu queria bater tudo no liquidificador e reaproveitar as casquinhas da maçã!

Testei com leite de soja no lugar da água, ficou bom, mas achei que a massa ficou mais leve com água! (:

Por Paula Lumi, do Presunto Vegetariano

Ingredientes

  • 1 e 1/2 MAÇÃ VERDE (uma picada na massa e a metade para decoração)
  • 100 gramas de MIRTILO (separe um pouquinho para a decoração)
  • 1/4 de xícara de FARINHA DE TRIGO
  • 1/2 xícara de ÓLEO VEGETAL
  • 1/2 xícara de ÁGUA
  • 1/2 xícara de AÇÚCAR CRISTAL
  • 1 colher (sopa) de CHIA
  • 3 colheres (sopa) de ÁGUA
  • 1 colher (sopa) SUCO DE LIMÃO
  • 1 pitada de SAL
  • 1 xícara de FARINHA DE TRIGO peneirada
  • 1 e 1/2 colher de sopa de FERMENTO EM PÓ

Modo de Preparo

  1. Coloque a chia no liquidificador e bata para triturar. Acrescente as 3 colheres de água e deixe descansando por 15 minutos, no liquidificador mesmo.
  2. Pré-aqueça o forno a 210ºC. E se usar papel manteiga no lugar de forminhas para cupcake, corte-os em quadradinhos. Os meus tinham 15cmx15cm.
  3. Lave e pique as maçãs. Maçã da massa: descasque e pique em pedaços pequenos, com cerca de 1cmx1cm. Não jogue a casca fora, pois ela vai na massa também. Pique a outra metade em fatias para decorar os muffins.
  4. Em uma vasilha, coloque a maçã picada e grande parte dos mirtilos (separe cerca de 24 dos 100g para decorar os muffins). Acrescente o ¼ de xícara de farinha de trigo, misture e reserve.
  5. Em uma vasilha maior, peneire a farinha e adicione o açúcar e o sal. Reserve.
  6. Novamente no liquidificador (com a chia já hidratada), adicione as cascas da maçã, a água, o óleo e o limão, e bata tudo até ficar uniforme.
  7. Jogue esta mistura na vasilha com a farinha, o açúcar e o sal e misture bem. Adicione o fermento em pó e misture novamente.
  8. Por fim, acrescente as maçãs picadas com os mirtilos e misture para serem envolvidos pela massa.
  9. Distribua a massa nas forminhas de cupcake ou no papel manteiga cortado e decore com os mirtilos e pedaços de maçã.
  10. Leve ao forno por 35 minutos ou até a massa estiver levemente douradinha (e você espetar um palito e ele sair limpo).
  11. Espere esfriar por uns 15 minutinhos para comer.