Imagino que todos vocês saibam os malefícios de produtos super industrializados, certo? Afinal, pacotinhos e latas aparentemente inocentes podem fazer um mal danado a nossa saúde. Por isso, é sempre bom evitar consumir alimentos como esses.

Pensando nisso, hoje vamos compartilhar com vocês algumas dicas e receitas caseiras que podem substituir a versão encontrada nas prateleiras dos supermercados. Preparados?

Iogurte caseiro

Foto: Oh So Delicioso

Um dos produtos mais comuns em nossas mesas de café da manhã é, sem dúvida, o iogurte. Para preparar uma alternativa caseira e deliciosa dele, é necessário apenas um litro de leite fresco e um potinho de iogurte natural sem açúcar, como explicamos para vocês no post completo com a receita de iogurte caseiro.

Depois de pronto, guarde um pouquinho dessa versão caseira para quando for reproduzir a receita novamente. O resultado final é uma delícia e fica tão cremoso quanto a versão mais industrializada 😉

Creme de avelã

A tão querida nutella também pode ser feita em casa e com um passo-a-passo bem simples. A minha receita de creme de avelã, por exemplo, demora menos de meia hora para ser feita. Para a textura chegar no ponto ideal, é preciso deixar o preparo na geladeira por mais ou menos 8 horas. Após esse período, o único dever de vocês será deliciar essa maravilhosa nutella caseira.

Horta própria

Foto: Fresh Mommy Blog

Agora, uma dica independente de receita. Para temperos bem fresquinhos, saborosos e sem agrotóxicos, que tal ter uma mini horta em casa? Além de deixar a cozinha de vocês charmosa, a comida ficará ainda mais gostosa.

Esses temperos podem ser plantados em vasinhos, latas, xícaras ou qualquer outro tipo de recipiente – é só deixar a criatividade fluir!

Granola

Aproveitem o preparo do iogurte caseiro para fazer uma granola dos sonhos! Aqui no site vocês encontram duas opções: uma com frutas amarelas e outra mais tradicional. As duas versões são deliciosas e acompanham super bem o iogurte, trazendo um sabor e crocância que fazem toda a diferença.  

Doce de leite

Por último, mas não menos importante, o doce de leite! Esse creme aveludado e cheio de sabor é super fácil de fazer e fica ainda mais gostoso quando preparado em casa. É preciso ter um pouco de paciência para esperar o leite cozinhar, mas o doce final faz todo o tempo de preparo valer a pena.

***

E então, o que acham da ideia de consumir menos alimentos industrializados e prepará-los em casa? No começo essa pode ser uma tarefa difícil. Mas, depois de um tempo vocês terão o hábito de evitar comprar produtos como esses no supermercado.