Pode parecer um pouco difícil, mas fazer bolo ou doce em formato de semicírculo é algo bem simples. O formato de doma deixa a sobremesa uma graça, principalmente quando são feitas em tamanho mini. Além disso, o tipo de cobertura pode ser bem variado, indo desde o merengue até uma glaçagem espelhada.  

Para conseguir chegar ao modelo da “cúpula”, é só usar uma forminha de silicone com o formato de semicírculo. Formas comuns que tenham esse estilo mais circular também servem para conseguir esse mesmo efeito. Ah, e se você for apenas usar uma massa já pronta, é só escolher uma travessa abaulada para manter a forma.

Na hora de desenformar, há apenas dois segredos que fazem toda a diferença. O primeiro deles, e que pode ser usado caso você não queira uma superfície extremamente lisa, é forrar a forma com filme plástico para o doce não grudar. Para sobremesas que não correm esse risco, como mousses e sorvetes, é só colocá-las direto nas formas. No entanto, em todos os casos, deixe o doce no congelador por um bom tempo para ele gelar.

A base da doma também fica por conta da sua criatividade. Ela pode ser feita de brownie, pão de ló, massa de amêndoas e até mesmo de panetone. Essa parte da sobremesa depende do seu gosto e também do efeito que deseja dar para ele como um todo 😉

Fotos: Full Of Plants e Hint Of Vanilla

O doce sairá por completo com mais facilidade se você der uma leve esquentada na forma. Só tome cuidado para não acabar esquentando ela demais, fazendo com que a sobremesa derreta antes mesmo de você conseguir desenformá-la!

Querem mais inspirações para esse tipo de doce? Então é só dar uma olhada nessas imagens que selecionei para vocês. Esse tipo de formato é bem versátil, então não fique com medo de inovar ou testar novos ingredientes e receitas.

Fotos: Sally’s Baking Addiction, Lilie Bakery, Paulo Cuenca, Paulo Cuenca, Paulo Cuenca e Mark And Spencer

Gostaram das ideias? Lá no canal vocês também podem ver o vídeo completo de algumas dessas receitas. Vou deixar alguns deles aqui para vocês já entrarem no clima 😉