resenha-filme-ratatouille-julia-sardenberg-cinema-e-comida-blog-mistura-net-capas-gratis-capa-do-filme-ickfdFonte: Mistura Net Capas Grátis

O longa conta a história de uma amizade improvável. A amizade entre um homem e um rato. Na primeira cena conhecemos Remy, um roedor com sentidos altamente desenvolvidos e amante da culinária de Auguste Gusteau, chef de cozinha francês. O enredo tem como cenário a Cidade da Luz, Paris. E para realizar o filme foram tiradas mais de 4.500 fotos da cidade para serem usadas como referência durante as filmagens.

Auguste Gusteau, acreditava que qualquer um consegue cozinhar. E essa crença fica muito clara durante todo o longa. O ratinho Remy que morava escondido com a sua família na casa de uma senhora é descoberto e expulso com a sua família. O animalzinho acaba se perdendo da família durante a fuga, rouba o livro de Gusteau e em seu imaginário começa a conversar com o cozinheiro.

resenha-filme-ratatouille-julia-sardenberg-cinema-e-comida-royal-albert-hall-remy-e-emile-ickfdFonte: Royal Albert Hall

A ilustração do chef que toma vida é a sua única companhia até o ratinho encontrar o restaurante Gusteau’s e acidentalmente entrar na cozinha. Remy, que encontra Alfredo Linguini, um jovem desastrado e recém-empregado, tenta ajudá-lo a temperar uma sopa que o rapaz sem conhecimento algum sobre alta gastronomia acaba estragando. O ratinho então usa suas habilidades apuradas para temperar a sopa antes de tentar fugir do restaurante. Mas o garçom do estabelecimento sem perceber o ocorrido serve a sopa feita pelo rato e recebe grandes elogios da crítica culinária Solene Leclaire.

resenha-filme-ratatouille-julia-sardenberg-cinema-e-comida-cinemaniac-2008-remy-e-linguini-ickfdFonte: Blog – Cinemaniac 2008 

O chef Skinner, substituto de Gusteau descobre a presença do animal e encarrega Linguini de matá-lo. Porém, o rapaz em um ato de misericórdia salva o roedor e inicia uma amizade com a pequena criatura. E em seguida, Skinner pede que o rapaz reproduza a sopa, e os novos amigos percebem que podem tirar proveito da relação. O jovem esconde o roedor embaixo de seu chapéu de chef e é controlado por Remy, como um fantoche conseguindo fazer com que o humano reproduza os movimentos corretos para cozinhar.

Skinner pede que a cozinheira durona Colete ensine Alfredo Linguini a cozinhar e desse aprendizado surge uma relação amorosa. Além disso, a receita nova de sopa ganha público e o local começa a recuperar a sua reputação antes perdida.

resenha-filme-ratatouille-julia-sardenberg-cinema-e-comida-wall-alphacoders-remy-paris-ickfdFonte: Wall Alphacoders

Durante o longa, descobrimos que o chef que está no lugar de Gusteau cria versões de comida congeladas e industrializadas. Algo que o chef em vida jamais permitiria. E o telespectador percebe a cada cena que o homem que está no lugar do grande chef francês é um homem desprezível que faz de tudo para lucrar às custas da imagem do falecido dono do estabelecimento. Mas o verdadeiro vilâo na história é Anton Ego, um dos maiores críticos de gastronomia, que com a volta da fama do Gusteau’s resolve voltar ao local e experimentar o melhor prato da casa. 

Ratatouille ganhou o Oscar de Melhor Animação no ano de 2008 e um Globo de Ouro, sem falar que todos que sonham serem chefs de cozinha renomados deveriam assisti-lo porque o longa é inspirador. E como muitas das animações da Pixar poderia ser considerada para crianças e adultos por ter um roteiro inteligente com uma história que pode agradar a todas as idades. Afinal, a história é um prato cheio, abordando a importância da amizade,  humildade e a coragem para seguir sonhos.

resenha-filme-ratatouille-julia-sardenberg-cinema-e-comida-goodfon-remy-linguini-skinner-ickfdFonte: Goodfon

Recomendo que assista com a sua família em um domingo depois de comer uma refeição grande pois os pratos feitos na animação aparentam ser deliciosos! E o curioso é que foram criados mais de 270 tipos de comida em um computador para este filme. Com cada um dos pratos sendo feitos primeiro em uma cozinha real e depois fotografados para servirem de referência.

 Ficha Técnica:

Ratatouille

Direção: Brad Bird

Ano: 2007

Duração: 1h 50

Elenco: Patton Oswalt, Thierry Ragueneau, Brad Garrett e Janeane Garofalo