filme-as-ferias-da-minha-vida-ickfd3

Nesta comédia romântica, Queen Latifah interpreta uma mulher que aprende a se apaixonar pela vida quando descobre que tem apenas algumas semanas de vida. O filme se passa em New Orleans e retrata a vida de Georgia (Queen Latifah), que está desiludida pela rotina e principalmente em relação ao seu emprego pacato no departamento de utensílios de cozinha de uma loja bem sofisticada.

O trailer do filme mostra que se trata de um enredo leve, apesar de sombrear o tema da morte. Por ser uma comédia romântica, alguns clichês são esperados, porém aparecem algumas boas surpresas ao longo do roteiro também. Tudo isso dá um charme inesperado ao filme, que antes parecia ser até um pouco previsível demais.

O filme enaltece a culinária e outros aspectos culturais franceses, talvez por se passar em New Orleans, especificamente no bairro Cajun, que é repleto de influência francesa. Numa cena um tanto quanto sinestésica, Georgia passa um bom tempo preparando em casa um apetitoso frango assado, cuja receita ela aprendeu no programa de TV de Emeril Lagasse, um renomado chef-celebridade. Mas, em vez de comê-lo, ela embrulha o frango e o leva até seu vizinho. De volta para casa, prepara um jantar pronto no microondas. Voilà, essa é sua vida.

Georgia decide gastar todas as suas economias numa viagem à Europa, e é aí que o filme ganha mais corpo. Ela passa a desenvolver uma força natural de conseguir se fazer feliz e trazer felicidade aos outros com seu exemplo de vida.

filme-as-ferias-da-minha-vida-ickfd2

Novos personagens vão se apresentando, como o simpático chef de cozinha do hotel suíço vivido por Gérard Depardieu, e a história se torna mais dramática para aliviar um pouco a comédia romântica e concluir a mensagem moral proposta desde o início. Como bom francês, o chef traz para o enredo o bom gosto da gastronomia autêntica francesa e desenvolve uma grande amizade com Georgia, chegando até a dar-lhe a grande receita para a felicidade enquanto caminham pela feira: manteiga.

No fim das contas, o filme conquista por ser simpático e simples. A história de moral chega a ser um pouco simples, mas as surpresas ao longo do caminho tornam o trajeto do roteiro positivo. Latifah faz bem o seu papel, juntamente com os roteiristas que tentam fugir do clichê mais previsível sempre que possível.

Para quem assina Net, o filme está disponível no Net Now ou outros streamings como o Youtube e Netflix.

queen-latifah-filme-ickfd

Ficha Técnica:

As Férias da Minha Vida

Direção/roteiro: Wayne Wang/Martin Starger

Duração: 1h51

Atores: Queen Latifah, LL Cool J, Timothy Hutton, Gérard Depardieu, Alicia Witt, Giancarlos Esposito

***

Este post foi enviado pela Andreza Souza, leitora do ICKFD. Ela é uma futura publicitária de 24 anos, que estuda Comunicação Social na Universidade Anhembi Morumbi. Já cursou 2 anos de Jornalismo na mesma instituição, mas hoje a paixão por escrever se tornou um hobby que pratica nas horas vagas. Ama gastronomia, porque afinal é comida, mas tem ainda mais encanto pela confeitaria, pelas gordices! Qualquer coisa com chocolate já a agrada. Caso queiram entrar em contato com ela, basta mandar um e-mail para: [email protected]