É impossível pensar em arte e cultura do México sem lembrar da Frida Kahlo e Diego Rivera. O casal de pintores marcou a história da arte mundial e também a Cidade do México, sendo para sempre lembrados pelo estilo único de cada um.

Os dois tiveram um relacionamento complicado desde o ínicio e, mesmo com os desentendimentos, se tornaram um dos casais mais famosos do país.

Museu Casa-Estúdio de Diego Rivera e Frida Kahlo

Antes de começar a falar sobre o “Museu Casa-Estúdio” de Diego Rivera e Frida Kahlo, é importante ressaltar que muitos o confundem com a “Casa Azul”. Esse segundo é um museu dedicado apenas para as obras de Frida e inclusive fica em uma outra região da Cidade do México. Para entender mais sobre esses museus e os artistas, confere as informações que separamos nesse mini roteiro!

O MUSEU CASA-ESTÚDIO

Museu Casa-Estúdio de Diego Rivera e Frida Kahlo

Em 1931, o muralista Diego Rivera encomendou um projeto para Juan O’Gorman. O pedido era que fossem feitas duas casas-estúdios ligadas por uma ponte. Neste lugar, Diego e Frida iriam morar e trabalhar – ou seja, passar praticamente o tempo inteiro no espaço. Por esse motivo, durante 1934 e 1941, eles moraram “juntos” em casas separadas. Após esse período, Frida voltou para sua antiga moradia, a Casa Azul, e Diego continuou morando lá até sua morte.

Hoje em dia, o lugar funciona como um museu. E passear por lá realmente dá uma sensação de estar conhecendo a casa-estúdio dos dois exatamente como era. Além de ter a decoração preservada, o museu abriga algumas obras de Frida e Diego. E vez ou outra, recebe exposições temáticas temporárias de vários artistas.

Além de conhecer um pouco de como era a casa-estúdio deles, você pode passear pelo terraço e tirar várias fotos por lá com um cenário incrível 🙂

Endereço: Rua Diego Rivera, 100, Cidade do México – México

Horários de funcionamento: De terça a domingo das 10:00 às 17:30

Ingressos: Variam entre 35 e 65 pesos mexicanos (entre 7 e 14 reais)

O ESPAÇO

Museu Casa-Estúdio de Diego Rivera e Frida Kahlo

Na realidade, o espaço é composto por 3 casas, além das 2 do casal. Poucas pessoas sabem, mas O’Gorman projetou uma terceira casa para ele mesmo morar. A morada do arquiteto era a única que não era conectada com as outras e ficava nos fundos do terreno.

Enfim, os espaços serviam como ateliê e moradia para os dois artistas e foi onde Diego Rivera pintou grande parte das suas obras. No entanto, as obras expostas de Frida são em menores quantidades, uma vez que a artista fez a maioria dos seus quadros na Casa Azul.

Museu Casa-Estúdio de Diego Rivera e Frida Kahlo

A casa-estúdio de Diego tem o quarto montado exatamente como na época em que ele morava lá. Tendo inclusive uma colcha especialmente bordada por Frida. O famoso estúdio de Diego Rivera foi mantido praticamente como era, incluindo a “bagunça” que ele fazia com as ferramentas e artigos de pintura, para dar uma ideia de como que o artista ainda estivesse usando aquele ambiente. Incrível, né?

SOBRE A FRIDA KAHLO 

Museu Casa-Estúdio de Diego Rivera e Frida Kahlo

Já que estamos falando de artistas tão especiais, vou deixar aqui uma breve descrição sobre a Frida para você também saber alguns detalhes da vida dela. Para quem não sabe, a artista passou por diversos momentos difíceis em sua vida, sendo que esses episódios são fundamentais para definir as suas pinturas. 

Bom, borá lá. Aos 18 anos, Frida sofreu um acidente de ônibus e teve as costas perfurada pelas ferragens, passando por diversas cirurgias. A maioria de suas pinturas são autorretratos. E a principal ideia de Frida era justamente representar as dores que ela sentia. Essas dores não eram apenas físicas, mas também emocionais

Frida tinha um relacionamento muito conturbado com Diego Rivera e os dois tiveram diversos conflitos. Ela foi a terceira esposa dele e a única que não teve nenhum filho. Eles se separaram por conta de uma traição – não só de Diego, como também de sua irmã.

Apesar de todos esses tumultos, ela se tornou uma referência no mundo das artes, além de representar o poder de uma mulher feminista. As mais de 200 pinturas que ela fez tinham sempre um tom crítico e eram baseadas em questões como identidade de gênero, sexualidade e os discursos das classes sociais do México. São temáticas infinitamente importantes e que foram retratadas com uma sutileza super necessária ❤️

BÔNUS: CASA AZUL

Museu Casa-Estúdio de Diego Rivera e Frida Kahlo
Foto: Luis Vidal

Também conhecido como Museu Frida Kahlo, esse lugar histórico é um museu de arte dedicado à artista mexicana. A Casa Azul foi aquela em que Frida nasceu, viveu boa parte de sua vida e também onde faleceu. 

No ano de 1958, o local foi doado pela família de Frida para se transformar em uma homenagem para ela. O museu fica entre as ruas Londres e Allende, na Cidade do México, e chama muita atenção por ter paredes de um tom bem forte de azul, o que deu o nome “Casa Azul”. A visita é liberada, porém não podemos fotografar ou filmar no interior da casa.

Endereço: Rua Londres, 247, Cidade do México – México

Horários de funcionamento: De terça a domingo das 10:00 às 17:30

Ingressos: Variam entre 20 e 230 pesos mexicanos (entre 5 e 50 reais)

***
Comenta com a gente o que você achou de saber mais dessa história da Frida e aproveita para conferir nossa experiência por lá: