Mesmo sendo uma das partes mais antigas de São Paulo, Pinheiros é uma área super descolada e moderna. A cada esquina você encontra algo interessante para conhecer, desde restaurantes até atrações culturais e lojinhas.

Para curtir o que o bairro tem de melhor, criamos esse mini roteiro de um dia pela região. E acreditem quando escutam falar que é válido tirar um dia apenas para explorar Pinheiros 😉

Café da manhã

sanduíche
Foto: @kingofthefork

Começando o dia com o pé direito, tome um café da manhã bem reforçado em uma das cafeterias do bairro. A Coffee Lab, por exemplo, é perfeita para quem ama café e tem curiosidade de provar a bebida feita com diferentes e variados grãos. O café deles é selecionado cuidadosamente, e a equipe está sempre disponível para ensinar aos clientes um pouco sobre cada tipo de grão.

Outras opções bem interessantes por lá são o King Of The Fork, o Futuro Refeitório e o BotaniKafé. Explicamos melhor sobre eles em um post com os sete melhores cafés de São Paulo, então deem uma olhadinha lá para conhecer cada um. Ah, e não deixem de confirmar o horário e os dias de funcionamento de todos esses lugares, ok?

Passeios

Apesar de muitas pessoas associarem São Paulo com o cinza e áreas extremamente urbanas, os parques da cidade são lindos e relativamente grandes. O Villa-Lobos, em Pinheiros, é um bom exemplo disso. Além de ter uma área de caminhada super ampla, o parque é conhecido também pelas rotas para o pessoal que quer andar de bicicleta. É possível alugar uma logo na entrada do local, então não se preocupem em levar uma de casa!

O pessoal que gosta de passear com a criançada também irá adorar conhecer o Mamusca. O espaço do local é dedicado para que os pequenos passem um tempo interagindo com outras crianças e tendo novas experiências. Para isso, eles podem brincar com areia, fantasias, comer fruta do pé e até mesmo cuidar de uma hortinha. Infelizmente, ele só abre para o público aos sábados (das 9h às 13h), por isso não esqueçam de se programar bem.

Almoço

Foto: @isla_cafe

Depois de uma manhã bem relaxada, aproveite o almoço para conhecer outro cantinho gastronômico especial de Pinheiros. O Isla Café, por exemplo, é adorado por muitas pessoas que costumam frequentar o bairro. O menu deles é bem diversificado, apostando principalmente nos sabores do Oriente. A shakshuka deles, por exemplo, é um sucesso!

Mais ou menos com essa mesma proposta de restaurante, o Simplesmente também é uma ótima alternativa. Todos os pratos do local são plant based, ou seja, sem nenhuma carne ou peixe.

Ainda em dúvida de onde almoçar? O restaurante da chef (e jurada do Masterchef) Paola Carosella também é bem famoso e recebe muitos elogios. O ambiente do Arturito é super descolado e os pratos buscam valorizar ao máximo os ingredientes. Por ser um local muito conhecido, o restaurante está quase sempre com uma longa fila de espera. Sendo assim, vá preparado para passar alguns bons minutos esperando.

Mais passeios

Foto: @foodtravelinspired

Quem se dispõe a turistar por Pinheiros não pode deixar de passar pelo Instituto Tomie Ohtake. As exposições do local tem como foco a arte, arquitetura e design, dando espaço especialmente para a arte contemporânea brasileira. Ah, e a arquitetura do prédio em si também é um show à parte, por isso não deixem o local de fora do roteiro.

Mais um passeio que pode ser feito ainda na parte da tarde é conhecer o Mercado Municipal de Pinheiros. Por lá vocês irão encontrar frutas, legumes, temperos, grãos e muito mais. Algumas “bancas” do local são até mesmo famosas, como a do chef Alex Atala, com produtos da Amazônia e outras regiões do Brasil.  

Compras

Sobrou um tempinho na parte da tarde? Conheça algumas das lojas da região! Quem é mais ligado à moda sustentável irá adorar a Insecta Shoes, uma marca de sapatos veganos produzidos em São Paulo mesmo. A loja tem um estilo mais vintage, sendo que as peças são em sua maioria produzidas com materiais reciclados.

O pessoal disposto a gastar uma grana um mais alta pode ir à loja À La Garçonne. O local é conhecido pela curadoria de roupas vintage de todo canto do mundo. Por ter essa seleção mais especial e serem peças únicas, os valores acabam sendo um pouco mais altos.

Agora, uma dica especial para quem for para a região em um sábado. Na parte da manhã, na Praça Benedito Calixto, acontece uma feirinha com diversas lojas e produtos interessantes, música e barraquinhas de comida. Vale a pena conhecer.

Aproveitando a noite

Foto: @restaurantechou

Para fechar o dia com chave de ouro, vocês podem ir para o Brewdog saborear diferentes sabores de cerveja. Caso esse não seja seu estilo de passeio, é só dar uma passada pelo Chou. O restaurante foi inaugurado em 2008 e desde então é um sucesso. O espaço é super aconchegante e a maioria dos pratos do cardápio são feitos na brasa.

***

Não se esqueçam que a ordem de todos os passeios é apenas uma sugestão! Espero que as dicas sejam úteis para vocês 😉