É praticamente impossível eu e o Paulo viajarmos para algum lugar e não darmos dicas de onde comer, né? Ainda não fomos para a Rússia, mas nossas pesquisas estão a todo vapor. Estamos sempre em busca dos melhores lugares e passeios. Gosto muito de conhecer restaurantes bem descolados e que tenham uma comida super saborosa.

Por sorte, São Petersburgo é cheia desses lugares. Separei alguns dos restaurantes mais interessantes, não só de comida russa como também de culinária internacional. Afinal, sempre é bom experimentar diferentes pratos e explorar novos sabores 🙂

Jérôme 

Foto: Restoclub

Esse é um dos restaurantes mais incríveis por lá, tanto por causa do menu super variado como também por conta do ambiente. O Jérôme tem uma decoração mais rústica, com as paredes acinzentadas e o teto de tijolinhos – é uma graça. Outra coisa super charmosa por lá é a horta suspensa em uma das paredes. Além de deixar o cantinho lindo, também mostra como os ingredientes do restaurante são fresquinhos.

A culinária é uma mistura de França com Itália, finalizada com um estilo Russo. Os pratos são bem modernos e o chef Antonio Fresa tem ótimas criações. Alguns dos pratos mais pedidos por lá são o risoto de ostra e a carne de vitela com purê de batata defumada. Para quem é vegetariano, eles possuem uma parte do menu especial. Nesse caso, a base dos pratos são vegetais, sendo que um dos pratos é couve-flor assada com molho ceaser.

Bekitzer 

Foto: Habit and Home

Se você sempre teve vontade de provar comida israelita ou gosta dessa culinária, o Bekitzer é parada obrigatória. O restaurante tem um estilo mais descontraído e possui também ótimos coquetéis. Como o ambiente é bem informal, ele é até mesmo considerado um bar.

Lá você vai encontrar os principais pratos da culinária israelita. Vou citar alguns para vocês terem uma ideia: falafel, hummus, baba ganoush e cenoura com especiarias marroquinas. Tudo por um preço bem acessível e super bem preparado. Como o cardápio não contém tantas opções de pratos com carne, é um bom lugar para vegetarianos e veganos.

Made In China

Foto: DA Architects via Bars Tools Furniture

O Made In China misturou uma decoração industrial e rústica com uma iluminação mais escura que deixa o ambiente super acolhedor. O local, como o próprio nome já diz, é especializado em comida asiática. O diferencial está no toque bem moderno e equilibrado dos ingredientes.

Assim como o Bekitizer, ele também é considerado um bar, já que vende porções pequenas e drinks variados. Caso queira apostar em uma bebida colorida, uma das mais conhecidas por lá é a Blue Monkey, feita com gim com limão kafir, licor de melão japonês e creme de coco!

Fartuk

Foto: @mallionnue

Pessoas que curtem lugares bem aconchegantes, pequenos e com uma decoração hipster vão amar o Fartuk. O restaurante e café é um ponto de parada perfeito para quem quiser comer alguma coisa mais leve, como um café da tarde ou uma janta mais saudável. Se quiser uma refeição mais completa é só pedir por uma das massas do cardápio e também um o vinho de sua preferência. É uma ótima combinação, especialmente para um jantar mais íntimo. 

Ah, o menu de café da manhã fica disponível até as cinco horas da tarde, então mesmo que você acorde tarde ainda terá tempo para experimentar algumas coisas deliciosas desse lugar tão charmoso.

Tartarbar

Foto: Wallpaper

O menu do Tartarbar é repleto de combinações modernas, assim como a decoração do restaurante. Eles são especializados em tartar, portanto você encontrará uma variedade enorme desse prato. Alguns dos mais diferentes são o tartar de vieiras com espinafre e o de carne com mousse de salsa.

Se carne crua não te agrada muito, existem várias outras opções como frango com polenta e foie gras. Para os vegetarianos recomendo o brócolis com queijo stracciatella. Tenho certeza que você vai se apaixonar tanto pelo ambiente como também pela comida do local!  

Biblioteka

Foto: Follow Meto

O Biblioteka possui três andares, sendo que cada um deles possui enfoques diferentes. No térreo você encontrará um café cheio de doces, e outras duas partes para hambúrgueres e para cozinha mais caseira. Já no segundo piso, há uma pequena lojinha de flores, um espaço para crianças e uma parte dedicada à uma cozinha refinada, com pratos como sopas ou um carré de cordeiro.

Por último, no terceiro andar, um bar e um restaurante biblioteca. Como vocês perceberam, dentro de um único lugar você encontra inúmeras opções, ou seja, você pode visitar o Biblioteka mais de uma vez para conhecer um andar a cada dia!

Duo Gastrobar

Foto: Liden & Denz

Esse é um dos melhores restaurantes de São Petersburgo e é dirigido pela mesma equipe do Tartarbar. O design minimalista e escandinavo do ambiente é lindo e combina perfeitamente com a qualidade da comida. Entre os pratos mais pedidos por lá estão o salmão com quinoa e mascarpone e também uma brusqueta de caranguejo.

Quem gosta de harmonizar os alimentos com vinho terá um menu com opções incríveis e que agradam a todos os gostos. Mesmo quem é vegetariano pode visitar o Duo Gastrobar. Uma boa escolha é o nhoque com molho de espinafre, parmesão e trufa!

Banshiki

Foto: The Village

O Banshiki é perfeito para quem quer provar o melhor da cozinha russa. Além de pratos clássicos, você também verá no menu algumas opções mais inovadoras e com um toque especial dado pelo chefe Stanislav Levokho. O restaurante foi inaugurado em 2017, mas já é conhecido pela qualidade e diversidade dos produtos de seu cardápio.

Uma das coisas mais interessantes é que a maioria dos ingredientes é produzido por eles – desde as ervas até os oito tipos de peixe defumado. O dumpling de cereja com creme azedo e também o bagre defumado acompanhado com abóbora e feijão roxo são opções deliciosas.

Cococo

Foto: Brabbu

Outro restaurante com pratos deliciosos da culinária russa, mas com uma proposta bem diferente do Banshiki. No Cococo os menus são baseados em produtos sazonais e eles também oferecem um menu degustação com 12 pratos. Os ingredientes são todos locais e uma parte do cardápio é dedicada a vegetarianos.

Um dos pratos vegetarianos é o bife de repolho com molho barbecue. Para quem come carne, as opções são enormes. Um dos mais pedidos e bem típicos da Rússia é a coulibiac recheada com carne de coelho e acompanhada com legumes.

***

Gostaram das dicas? Se vocês conhecem mais algum lugar que tenha uma comida super saborosa por lá me contem por aqui 🙂