Uma das formas de todo viajante economizar durante viagens é alugando uma casa, um apartamento, ou até mesmo um único cômodo. Como explicamos para vocês no post sobre os principais tipos de acomodação para viagem, o aluguel muitas vezes acaba saindo mais em conta quando comparado com valores de hotéis, por exemplo. Além disso, quem viaja em dupla ou em grupo consegue economizar ainda mais!

No entanto, nem tudo é perfeito e muitas pessoas acabam tendo uma experiência desagradável ao optarem por esse tipo de hospedagem. Para evitar perrengues e não ter problemas ao longo da viagem, é preciso tomar alguns cuidados antes de fechar negócio. Pensando nisso, selecionamos sete dicas que farão toda a diferença para que você não caia em nenhuma furada 😉

Localização

dani noce

Um dos principais erros de todo viajante é não ficar atento a localização da acomodação. Por esse motivo, as pessoas acabam gastando mais dinheiro com transporte e perdendo preciosos minutos se locomovendo até o centro da cidade e outros pontos turísticos.

Sendo assim, fique sempre de olho na exata região onde a casa ou apartamento que você pretende alugar fica. Veja se o metrô fica próximo, se existem pontos de ônibus pela área e quais são os passeios que podem ser feitos a pé pelo bairro.

Comentários e fotos

Essa parece uma etapa óbvia, mas ainda existem muitas pessoas que sentem preguiça de fazer essa prática. Ler comentários e analisar as fotos do local é um passo essencial para perceber se aquele lugar é ou não uma boa escolha.

Os comentários, por exemplo, mostram a opinião de outros viajantes que já passaram pelo local. Além disso, eles confirmam ou negam aquilo que é apresentado pelas fotos. Se o ambiente for sujo e mal cuidado, por exemplo, alguém irá mencionar isso nos comentários. No entanto, esse detalhe não irá aparecer nas fotos. Por isso, nunca deixe de analisar esses dois fatores.

Anúncios

danielle noce

Outro cuidado que todo mundo deve ter antes de alugar qualquer acomodação é ler cada detalhe do anúncio. Quem pretende viajar com o pet, por exemplo, precisa ter certeza que o espaço aceita os nossos amigos de quatro patas. Caso isso não esteja especificado na descrição do lugar, não deixe de contatar o anfitrião para tirar essa dúvida.

Regras da casa também devem ser levadas a sério pelo viajante. Alguns anfitriões não aceitam que fumem, enquanto outros colocam horários rígidos de check in e check out. Para escolher uma acomodação que atenta a todas as suas expectativas, anote tudo o que deseja em um quarto ou casa para não se esquecer de nada.

Anfitrião

danielle noce

Por mais que você já tenha a certeza de alugar de um determinado espaço, converse com o anfitrião antes de reservar o lugar. É a partir desse contato que você irá perceber a hospitalidade da pessoa, bem como tirar algumas dúvidas sobre o espaço e localização.

Aproveite esse contato para anotar todas as informações necessárias: celular do host, telefone fixo (se tiver) e o endereço exato da acomodação. Ah, e não deixe de conferir também a pessoa que irá lhe receber na casa.

Confirme tudo que está incluso no pacote

dani noce

Nem todos os anfitriões oferecem serviços como roupa de cama e banho. Tendo isso em mente, confirme com o host quais dessas amenidades você terá direito. Na cozinha, por exemplo, é fundamental saber se o local conta com os utensílios necessários e se você é liberado para utilizá-los. A máquina de lavar é outro detalhe que não pode ficar de fora. Pense em todas essas pequenas coisas e tire todas as dúvidas com o anfitrião.

***

Lembrando que para alugar casas no Brasil e pelo mundo, você pode utilizar o Airbnb. Mas, se pretende viajar apenas para o Brasil, é válido dar uma olhada nas opções do Alugue Temporada também 😉