Estar em maior contato com a natureza é uma das melhores maneiras de relaxar e sair um pouco da nossa rotina frenética. Para os apaixonados por cachoeiras, por exemplo, passeios como esse deixam a alma e o corpo ainda mais revigorados.

Então, para vocês se desconectarem um pouco por alguns dias, vamos sugerir cinco destinos incríveis com cachoeira no Brasil. Todos eles são maravilhosos e com particularidades que os tornam super especiais 🙂

Chapada dos Veadeiros

O que acham da ideia de conhecer uma região com não só uma, como várias cachoeiras para dar mergulhos bem gostosos? A Chapada dos Veadeiros é um dos lugares mais encantadores do Brasil, com paisagens surreais.

Recomendo esse destino para quem não se importa com trilhas e longas caminhadas, já que a maioria das cachoeiras são acessadas dessa forma. Além das cachoeiras, as paisagens ao longo das trilhas são um universo à parte.

Diamantina

Foto: @kanandalima

As pessoas que pretendem conhecer Diamantina possuem sempre um lugar em mente: o Parque Estadual do Biribiri. Localizado a mais ou menos 15 km de distância do centro da cidade, a natureza local deixa todos os visitantes apaixonados logo de primeira.

A Cachoeira da Sentinela é uma das mais visitadas por lá, principalmente por causa da água que fica parada em meio às formações rochosas. Outras duas cachoeiras que merecem pelo menos uma vista são a dos Cristais e a da Toca.

Jalapão

Foto: @oslugaresbr

Gostam de destinos roots e lugares com uma riqueza natural incrível? Então, vocês irão adorar conhecer o Jalapão! Entre as atrações da região estão cachoeiras, dunas, formações rochosas e o tão tradicional artesanato de capim dourado.

As hospedagens por lá não são muito luxuosas e super confortáveis. No entanto, isso faz parte da experiência de conhecer um local tão diferente do nosso país. Quem não está acostumado com muito calor deve tomar cuidado por lá, mantendo o corpo bem hidratado 😉

Serra da Canastra

Foto: @danisalci

A Serra da Canastra é um dos destinos mais procurados no Brasil quando se trata de cachoeiras. Afinal, elas estão espalhadas por toda parte do parque nacional e em diferentes formas e tamanhos.

Assim como no caso da Chapada dos Veadeiros, as cachoeiras podem ser acessadas por caminhadas mais leves ou trilhas mais intensas.Basta escolher aquelas que atendem mais as suas preferências. Algumas delas são: Cachoeira da Parida, Cachoeira Casta D’Anta e Cachoeira dos Rolinhos. Os nomes são bem peculiares, né?

Presidente Figueiredo

Já imaginaram uma região com mais de 100 cachoeiras, uma pertinho da outra? Esse lugar existe e fica em Presidente Figueiredo, um município do Amazonas. O ideal é visitar as cachoeiras com a auxílio de um guia, porque algumas grutas não estão abertas a visitação.

Entre as cachoeira mais incríveis estão a Cachoeira de Iracema, a Cachoeira do Santuário e a Cachoeira Pedra Furada. Para os apaixonados por cachoeiras, acredito que esses destinos sejam o paraíso.

***

Deixamos algum lugar muito especial de fora da lista? Comentem aqui embaixo! E, se decidirem ir para um desses lugares, não agridam o meio ambiente e preservem a natureza local 🙂