Por mais que as estações do ano no Brasil não sejam muito bem definidas, o inverno é sempre a época mais fria. Então, para curtir a temperatura amena, buscamos por lugares aconchegantes e quentinhos. Comidas e bebidas também fazem parte do pacote: quanto mais calorosas, melhor!

Aproveitando a beleza natural que o nosso país tem a nos oferecer, selecionamos sete destinos incríveis para conhecer durante o inverno. Além de serem super charmosos, vocês irão se sentir acolhidos e, de bônus, comer muito bem 😉

Gramado e Canela

canela
Foto: Jonathan Borba

Gramado é, sem dúvidas, um dos destinos mais clássicos para visitar com temperaturas amenas. A cidade fica coberta por uma neblina em muitos dias, mas quando o sol abre, o local é puro charme.

As casinhas e construções, todas com influências alemãs e suíças, são encantadoras e rendem ótimas fotos. Quem ama chocolate também irá adorar visitar as fábricas locais e provar as variedades do doce produzidas por lá. Ah, e o clássico fondue também não pode ficar de fora.

Outras duas cidades próximas de Gramado e que também merecem uma visita são Canela e Nova Petrópolis. Em Canela, por exemplo, fica a famosa Cachoeira do Caracol. E, em Nova Petrópolis, um labirinto verde maravilhoso.

Cunha

cunha
Foto: Lucas Vieira

Mais uma cidade bem fofa para conhecer no inverno: Cunha! Vocês conseguem passear pela região toda em um único final de semana, por isso essa é uma boa opção para quem não tem tempo de passar vários dias viajando. O pessoal que curte fazer trilhas pode reservar uma parte do dia para conhecer o belíssimo Parque Estadual da Serra do Mar.

Quanto a alimentação, dois restaurantes bem tradicionais da cidade são o d’O Gnomo Restaurante & Petiscos e o La Taverne Bistro. O atendimento deles é sempre bem elogiado e as opções dos cardápios são bem variadas.

Cambará do Sul

Foto: @moradadoscanyons

Os parques nacionais da Serra Geral e dos Aparados são muito conhecidos pelos clássicos canyons da região sul do país. Por serem trilhas mais leves, não há nenhum problema em percorrê-las também no inverno. Ah, e uma informação valiosa: passeios de balão também podem ser feitos por essa área.

Caso vocês planejem visitar o local em alguma data especial, considerem a Morada dos Canyons como hospedagem. Os quartos são absurdamente lindos e a paisagem vista da piscina interna é de tirar o fôlego.

Campos do Jordão

Foto: Talles Alves

Assim como Gramado, Campos do Jordão é aquele tipo de lugar lembrado por todo mundo quando se trata de viagem no inverno. A arquitetura da cidade é linda e os restaurantes são ótimos, além de ficar em meio a uma região verde maravilhosa.

Ah, e mesmo sendo bem pequena, a cidade recebe um dos maiores festivais de inverno da América Latina! O evento costuma acontecer sempre em julho, por isso programem bem a viagem de vocês 🙂

Visconde de Mauá

Foto: @dhenyferf

O destino ideal para quem sonha com um refúgio em meio a natureza. Visconde de Mauá, apesar de ser muito procurada por suas cachoeiras e piscinas naturais, também é um ótimo local para ir quando a temperatura cai.

O clima da cidade e dos hotéis é sempre muito aconchegante, fazendo com que todo mundo fique bem relaxado e passeie tranquilamente. A Vila Maringá, por exemplo, é um passeio bem curioso. Parte dela fica localizada no Rio de Janeiro e outra em Minas Gerais! Ou seja, é uma área com influência de ambas regiões.

Monte Verde

Foto: Explora Aí

Se vocês pretendem fazer uma viagem em casal, Monte Verde pode ser uma boa opção. Muita gente chama a cidade de “suíça brasileira”, por ter queijos deliciosos e doces ainda melhores. Além disso, a arquitetura do local também é muito inspirada nos modelos europeus.

Querem outro motivo para conhecer Monte Verde? Essa região do país é uma das únicas onde o fenômeno da geada acontece. Sendo assim, durante o inverno, é comum ver as ruas e os montes cobertos por uma fina camada de gelo, deixando tudo branquinho.

Bento Gonçalves

Foto: Kelsey Knight

Mais um destino na região sul do país! Bento Gonçalves é naturalmente um lugar lindo, mas no inverno ele fica ainda mais especial. Mesmo não sendo tão charmosa quanto Gramado, a região é repleta de passeios encantadores.

O pessoal apaixonado por vinho irá adorar conhecer as vinícolas, provando variedades deliciosas da bebida. Além disso, entre maio e junho a região recebe as comemorações do Dia do Vinho, com eventos típicos bem divertidos.

***

Preparados para curtir o inverno em um desses lugares?