Dúvidas na hora escolher o melhor hotel? Esse é um dos principais tópicos do planejamento de toda e qualquer viagem, e requer muito cuidado para que a escolha seja bem feita. Para evitar possíveis perrengues e algumas furadas, precisamos decidir a hospedagem com muita atenção e depois de várias pesquisas.

Pensando em ajudar você nessa etapa, vamos compartilhar algumas dicas bem básicas para que a seleção do hotel seja feita de forma mais consciente!

Estilo de viagem

The Kinney – Venice Beach

Todos nós temos personalidades e gostos diferentes. Consequentemente, as escolhas durante o planejamento de uma viagem costumam seguir esses padrões de preferências – além de, é claro, o dinheiro que estamos dispostos a gastar.

Eu e o Paulo, por exemplo, adoramos nos hospedar em hotéis boutique. Eles costumam ser mais estilosos e contam com serviços diferenciados. Em contrapartida, muitas pessoas se importam apenas com o conforto do quarto, sem dar muita atenção a decoração e coisas do tipo. Sendo assim, entenda qual o seu estilo para conseguir definir o melhor tipo de acomodação para você.

Infraestrutura

Hotel Villa Amazônia

Antes de bater o martelo na decisão final de qual hotel ficar, pesquise bem sobre a infraestrutura dele. Veja se ele tem piscina, academia, sauna, spas e outros possíveis serviços adicionais. Quem viaja com criança costuma dar muito valor às piscinas. Afinal, ela é ótima para relaxar depois de um dia cheio de passeios e caminhadas. Em destinos mais frios, a piscina aquecida torna-se quase que uma prioridade!

No entanto, se você pretende passar apenas a noite o hotel e aproveitar o restante do dia explorando a região, áreas como essa já não fazem tanta diferença. Ou seja, é possível escolher um hotel mais barato e que não conte com essas áreas comuns.

Ler views

Foto: Nicole Honeywill

Um dos conselhos mais preciosos de todos e que deve ser seguido à risca: leia vários resenhas e comentários sobre o hotel – e de diferentes sites! Obviamente, a hospedagem irá parecer o paraíso em fotos tiradas pela própria empresa. Por isso, é essencial procurar o que hóspedes antigos estão dizendo sobre o local para conseguir escolher o melhor hotel possível.

Muitas vezes os ambientes podem até ser iguais aos das fotos, mas o serviço de limpeza, por exemplo, deixa a desejar. Ah, e é preciso avaliar quando as reclamações são sobre ocorrências pontuais ou problemas reais com o hotel. Às vezes a pessoa acabou não tendo sorte em um dia e a experiência foi ruim. Leia, interprete e tire suas próprias conclusões 😉

Saiba quais são suas prioridades

As suas prioridades devem ser baseadas no seu estilo de viagem e na infraestrutura do hotel. Pense em tudo o que for importante para você e coloque no papel. O café da manhã, por exemplo, não é servido em todo lugar. Se isso for muito importante para você, já tire da lista todos os lugares sem essa refeição.

Para idosos e crianças pequenas, também é importante que o hotel tenha rampas ou elevadores. Até porque, subir muitas escadas acaba sendo uma tarefa complicada em alguns casos. A localização também é outro ponto que deve ser levado muito a sério, mas falaremos dele no próximo tópico.

Estude a localização

Sabe quando você encontra um ótimo hotel e com um preço super barato? Preste muita atenção na localização dele! Muitas vezes as hospedagens ficam longe dos centros turísticos e com difícil acesso ao transporte público, fazendo com que o valor da diária fique bem mais em conta quando comparado com outros hotéis.

Se você não se importa com esse tipo de coisa, então vá em frente. Mas, para quem pretende economizar com transporte, hotéis como esse são uma furada. Não deixe de procurar também sobre a segurança do bairro e as facilidades ao redor dele, como pontos de ônibus e metrô, restaurantes e mercadinhos.

***

Preparado para não errar mais na escolha do melhor hotel? Comente também quais as suas dicas e o que você costuma fazer para escapar de propagandas enganosas 😉

Leia também