Um dos maiores problemas de todo viajante em uma cidade ou país diferente é a localização. Afinal, é difícil saber qual a melhor rota, o tipo de meio de transporte ideal ou o quão cedo devemos sair da hospedagem para chegar em determinado lugar.

Tendo isso em mente, fizemos uma pequena seleção com cinco aplicativos de viagem que irão salvar a vida de vocês! Todos eles são ótimos para visualizar mapas, saber onde ficam pontos de ônibus e até mesmo entender as linhas de metrô/trens. Preparados para anotar as dicas?

Moovit

Foto: Enrique Alarcon

Se você pretende pegar apenas transporte público para se locomover pelo destino, baixe agora o Moovit! Além de traçar as melhores rotas, o app também oferece a opção de acompanhar todo o seu trajeto. Desta forma, ele consegue te avisar quando descer do ônibus, por exemplo – bem como apontar os outros pontos pelos quais você passou.

Para testar a eficiência dele, é possível utilizá-lo aqui no Brasil mesmo. Fazendo isso, você já fica com uma ideia de como ele funciona 😉

Maps.me

O Maps.me tem praticamente todos os benefícios do Google Maps. O diferencial desse aplicativo é que tudo pode ser acessado offline. Ou seja, se em alguma emergência você ficar sem internet, é só abrir o app e ser feliz.

Outra função bem interessante é a possibilidade de marcar os pontos que deseja visitar. Mesmo sem internet, é possível seguir as rotas que ele indicar. Ah, e você também pode buscar pelos estabelecimentos próximos de cada região. Caso queira saber o nome de alguns restaurantes em determinada área, basta pesquisar.

CityMapper

Foto: Sebastian Hietsch

Assim como o Moovit, o CityMapper é um ótimo aplicativo para quem depende de transporte público. Infelizmente, ele não atende uma variedade muito grande de cidades e países. Ainda assim, vale a pena baixá-lo caso você vá para um dos lugares em que ele funciona. Nova Iorque e Los Angeles, por exemplo, são duas das cidades cadastradas no app.

É legal ter o CityMapper no celular porque ele dá informações em tempo real sobre o transporte. Se alguma linha de ônibus ou trem parar de funcionar, ele irá mostrar na tela inicial. Sabendo dessas atualizações, você consegue rapidamente traçar outra rota e fugir de problemas 🙂

Waze

Nem precisamos falar muito sobre o Waze, certo? O aplicativo é super utilizado aqui no Brasil, e também funciona em vários outros países mundo afora. Além de traçar a rota para quem está dirigindo, ele também procura ao máximo fugir do trânsito, faróis e outros problemas no percurso que possam te “atrasar”. Para quem planeja alugar um carro em outro país, por exemplo, ele é essencial.

AllSubway e aMetro

Focados especialmente no metrô, o AllSubway (iPhone) e o aMetro (Android) são perfeitos para visualizar o mapa das estações de metrô das outras cidades. Muitas vezes ficamos perdidos em meio a tantas cores e nomes, por isso é importante ter fácil acesso aos mapas. Pode ter certeza que com eles você terá uma facilidade muito maior em se locomover pelos locais!

VEJA TAMBÉM