Ir para o México foi uma experiência surreal! A viagem é surpreendente, principalmente para quem gosta de conhecer países com uma história e cultura tão vivos. 

E além de muitas comidas apimentadas e passeios em museus, aproveitei para fazer umas comprinhas na Cidade do México e passar por algumas lojas incríveis. Por agora listei as cinco que visitei, e que também merecem a sua atenção! 

VOID

Lojas no México
Foto: Divulgação

Quem disse que o estilo vintage não está na moda? Na Void, quanto mais antigas as peças são, mais elas fazem sucesso. A curadoria deles é especializada em roupas que estejam dentro do período de 1800 até 1999. Grande parte desses artigos históricos são literalmente itens de colecionador, principalmente aqueles considerados raros.

A loja possui peças sofisticadas femininas e masculinas, sempre seguindo a linha vintage de marcas como Chanel, Celine, Dior, Hermes e Louis Vuitton. Para você ter uma ideia do cuidado que eles tem com a seleção, a equipe deles viaja pelo mundo, escolhendo minuciosamente as peças mais vintage dessas grifes de moda.

A Void fica localizada no bairro La Condesa, uma parte central da Cidade do México, e no fundo da loja você ainda encontra um charmoso café. Além da linha vintage, a coleção deles conta com peças históricas que caracterizam a cultura musical mundial, principalmente itens clássicos do punk rock.

TAXONOMÍA

Lojas no México
Foto: Divulgação

Essa boutique tem um estilo tão único que não dá nem para descrever. Todas as peças são feitas por pequenos fabricantes locais do México e, por isso, as roupas e acessórios não possuem um padrão extremamente definido.

A Taxonomía tem sido muito elogiada por ser uma loja de design que está abrindo novos caminhos na indústria criativa mexicana. Para encontrar eles, busque pelo Hotel Carlota: a loja fica dentro dele e pode ser um pouco difícil de encontrar.

Além de roupas, você encontra muitas peças de decoração, joias e até mesmo utensílios de cozinha. Alguns nomes conhecidos são: Iker Ortiz e Carla Fernandez, mas todos possuem uma característica em comum: os traços mexicanos.

PAYS SHOWROOM

Lojas no México
Foto: Divulgação

A reação de quem passa pelas vitrines da Pays Showroom é sempre muito parecida: as pessoas ficam chocadas admirando a excentricidade dessa marca. É praticamente impossível passar batido pela loja, principalmente por que as cores das peças são vibrantes e neon.

O estilo de Raul e Molo, os designers da Pays, é simplesmente único. Eles se inspiram nas infinitas cores que colorem as ruas do México. E também na forma características dos anos 80, como com os ponchos e suéters. Todas as peças da loja são unissex e cheias de personalidade. O que reflete muito os ideais da marca, de levar a moda como uma forma de expressão.

PICU

Lojas no México
Foto: Divulgação

Essa loja nasceu de uma preocupação de um casal com sua filha em relação aos produtos químicos. Mas pera aí, como foi isso? Em 2016, esses pais perceberam que os componentes químicos nocivos à saúde não estavam apenas nos itens de higiene pessoal. E sim também nos outros produtos de cuidados usados diariamente pelas crianças.

Buscando por produtos mais naturais, o casal percebeu que não existiam opções acessíveis 100% naturais e de qualidade. Observando essa oportunidade, eles resolveram estudar e começar a produzir cremes e sabonetes de origem totalmente vegetal. Para isso, usam diversas plantas, frutas, flores e óleos naturais para fazer as alternativas biodegradáveis para cuidados pessoais.

O grande diferencial do Picu é na elaboração das mercadorias, já que você praticamente escolhe e personaliza na hora seu produto de beleza. O cliente tem a oportunidade de decidir cada componente, desde a base até o aroma, e leva para casa uma alternativa natural que, além de tudo, possui uma embalagem retornável.

GOODBYE FOLK

Lojas no México
Foto: Divulgação

E por falar em sustentabilidade, procurei lojas de moda sustentável no México e a recomendação não poderia ser outra a não ser a Goodbye Folk. Desde 2008 eles querem mudar o cenário da moda, principalmente em busca de mais justiça social e preservação ecológica

Por isso, a loja funciona como um brechó de roupas vintage, mas tenho que confessar que não gostei tanto da seleção deles. Se seu estilo tiver essa vibe folk, talvez você goste mais da loja do que eu.

Uma coisa que com certeza chama muita atenção são a grande quantidade de óculos vintage. E também as camisetas antigas (e clássicas) da Harley Davidson. Outro destaque da Goodbye Folk é a especialidade deles em sapatos feitos sob medida por lá mesmo!

***
Comenta aqui quais dessas lojas do México chamou mais sua atenção e combinaria mais com seu estilo?