Passei o final da semana passada e o fim de semana elaborando o conceito das receitas da festa de reinauguração da loja da Kate Spade no Jardins. E como a coleção de doces…

Preparo: 15 minutos
Tempo de Cozimento: 60 minutos
Tempo de espera: 60 minutos
Rendimento: 10 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Passei o final da semana passada e o fim de semana elaborando o conceito das receitas da festa de reinauguração da loja da Kate Spade no Jardins. E como a coleção de doces é baseada nas beau bags e algumas têm um tom de vermelho bem forte, acabei testando algumas receitas fazendo um corante natural de beterraba. Nada complicado, apenas a beterraba processada, onde eu separo o suco e reduzo a quantidade líquida para 1/5 em fogo baixo. Depois é só usar como corante. Não fica gosto nenhum residual, o que é ótimo, e a cor fica belíssima.

Como fui fazendo vários testes, me deparei com muita beterraba e polpa de beterraba pela casa, o que me fez pensar em por quê não fazer um bolo que eu já vinha querendo testar há muito tempo: o beet cake. Para quem não se lembra, esse vídeo do beet cake foi um hit da culinária da internet por um bom tempo (vou colocar o vídeo abaixo para vocês lembrarem ou assistirem pela primeira vez). Bom, para os que vinham perguntando se o bolo fica ou não com gosto de beterraba, gostaria de dizer que SIM! Ele fica com um gosto delicioso de beterraba, mas acho que não teria como ser diferente, certo? ;D

Food Styling: Danielle Noce

Fotografia: Paulo Cuenca

Ingredientes

  • 240 gramas de BETERRABA depois de limpas e lavadas
  • 200 ml de ÓLEO DE GIRASSOL
  • 3 OVOS
  • 280 gramas de AÇÚCAR
  • 240 gramas de FARINHA DE TRIGO ou 2 xícaras de chá
  • 8 gramas de FERMENTO EM PÓ ou 2 colheres de chá
  • 1/2 colher de café de SAL

Modo de Preparo

  1. Unte e enfarinhe uma forma de bolo com 19 cm de diâmetro.
  2. Bata as beterrabas picadas, o óleo, os ovos e o açúcar no liquidificador.
  3. Coloque em uma tigela e acrescente a farinha, sal e o fermento peneirados. Misture.
  4. Leve para assar a 180°C por aproximadamente 1 hora, ou até que o seu palito saia limpo de dentro do bolo.

DURAÇÃO: 2 dias.