E nem só de doces portugueses podemos viver, né?
Aproveitei um final de semana prolongado para conhecer Amsterdã e me encantei! A cidade é um charme: as casas, os canais, as bicicletas, as casas-barco, as tulipas, as pessoas…

Processed with VSCOcam with c1 preset
Mas é claro que eu não deixaria de experimentar os doces típicos e compartilhar com vocês por aqui!

Primeiro a Appeltaart, a.k.a. Torta de Maçã.

Um dos lugares mais famosos para comer a Appeltaart é o Winked, tanto é que a primeira vez que tentei ir tinha uma fila enorme que saía para a rua. Não sou nada adepta a filas e não queria perder tempo, pois ainda tinha muita coisa para conhecer. Então voltei outro dia e sentei numa mesinha lá dentro mesmo porque estava frio, mas tem mesas na calçada e na porta também.

roteiros-gastronomicos-amsterdam-flavia-guimaraes-ickfd2roteiros-gastronomicos-amsterdam-flavia-guimaraes-ickfd3

Fui ao final da tarde e pedi a torta (claro!) e um chá quentinho com hortelã – bebida muito comum nos cafés de Amsterdã – e este ainda acompanhava mel para adoçar.

O Winked não é exatamente um café, mas também restaurante e bar, com opções para almoço e jantar. Não sei dizer se vale a pena ou não, mas fica a dica! E sobre a torta: vale!

roteiros-gastronomicos-amsterdam-flavia-guimaraes-ickfd4
Winked: Noordermarkt, 43 – http://www.winkel43.nl/

Ainda na rota da Appeltaart, durante as nossas caminhadas, experimentamos outra que achei melhor ainda num lugar chamado Villa Zeezicht.

roteiros-gastronomicos-amsterdam-flavia-guimaraes-ickfd5Créditos: tripadvisor (estava sem bateria no cel neste momento).

Não consegui registrar, mas meus amigos comeram a torta acompanhada de sorvete de baunilha, e eu pedi com sorvete de CANELA. É isso mesmo, minha gente: sorvete de canela com a torta de maçã quentinha é a melhor combinação! O endereço da Villa Zeezicht é Torensteeg, 7.

Outro doce muito encontrado na Holanda é o Stroopwafel, aquela bolacha waffle recheada com caramelo. Você encontra em qualquer confeitaria, café ou até em barraquinhas espalhadas pela rua. Eu comprei num centro comercial chamado De Bijenkorf, que fica numa das principais praças da cidade. Lá dentro tem uma confeitaria e você pode comer lá mesmo ou levar pra casa. Eu fui para a segunda opção: comprei alguns pacotes e saí feliz!

roteiros-gastronomicos-amsterdam-flavia-guimaraes-ickfd-stroopstroop-biscoito-amsterdam-flavia-guimaraes-ickfd
O que eu acho é que todos acabam sendo meio parecidos de gosto, mas vou dar a dica preciosa de uma amiga minha que mora na Holanda: é costume deles colocar o Stroopwafel em cima da caneca de chá quentinho. O vapor faz o caramelo derreter e fica mais gostoso ainda. É claro que eu só como assim, desde então. 🙂

Onde encontrar – De Bijenkorf: Dam, 1

E só para finalizar as dicas de gordices em Amsterdã, vou listar três imperdíveis:

  1. As batatas fritas vendidas em cones, que tem por toda a cidade. E ainda pode comer com molhos da sua preferência;
  2. As lojas de queijo! Sem comentários, só quem é louco por queijos entenderá;
  3. Croquetes dos “Febos” – incrível! Coloca a moedinha, retira o salgado e pronto! – tem por toda a cidade também.

roteiros-gastronomicos-amsterdam-flavia-guimaraes-ickfd7

Quem já foi, compartilhe mais dicas aqui nos comentários! Quem não foi ainda, anote tudo e boa viagem! 😉