copo_de_refrigerante-hypescience

Quem viu minha meta no início deste ano sabe que cortei refrigerantes do meu cardápio. Não é algo tão fácil no início, mas se você quiser saber mais sobre este processo, confira aqui algumas dicas.

Estou completando um ano sem nenhum tipo de refrigerante. Bem, exceto por um gole do refrigerante “Guaraná Jesus”, que experimentei num trabalho acadêmico da disciplina de cozinha brasileira. Foi no segundo semestre de 2015, num curso de gastronomia no qual fui jurado – mas não conta, né? A preparação apresentada era do estado do Maranhão e os alunos trouxeram o refrigerante para acompanhar.

Desafio praticamente concluído, o que significa ter passado por todos os aniversários, finais de semana, feriados entre outras festividades sem consumir o volume de açúcar presente nesses produtos, nem seus corantes e conservantes.

um-ano-sem-refrigerante-ickfdFotos: HypeScience/Tumblr

Foi uma experiência bem válida e que eu recomendo. Com o tempo, você vai se adaptando a tomar cafés e sucos com menos ou nenhum açúcar. Até o sono melhora! Enfim, não vou dizer que os benefícios vão refletir em todos, afinal cada pessoa é um individuo único, mas posso afirmar que refrigerante não é nutriente nem tem nada de funcional. Ou seja: a falta dele não vai te trazer malefícios.

O desafio era referente a controlar um hábito, me reeducar. Pretendo voltar a tomar? Posso voltar a tomar sim, uma vez ou outra, mas ele não voltará a ser tão constante quanto já foi. A partir deste “primeiro passo”, agora para 2016 vou controlar outros pontos na minha alimentação. Consumir chocolates mais amargos, diversificar mais meu cardápio em outros aspectos e, claro, ler mais sobre produtos alimentícios, costume esse que nós, de uma forma geral, infelizmente não temos.

Aos meus caros companheiros de profissão, nós que trabalhamos com comida, sabemos que nossa preocupação com peso e taxas é diferenciada. Independente do trabalho que você, leitor, exerce, minha sugestão para 2016 é: existe algo na sua alimentação que você pode mudar desde o dia 1˚ de janeiro? Que tenhamos um ano novo cheio de realizações, crescimento e desafios!

High-Five-GIF

Sugestões de leitura

Leitura de Rótulos

Sobre café e Sobre escolhas