Quando falamos de reações na cozinha, claro que nos vêm à cabeça a química, bioquímica, física entre outras ciências. Só que as reações em questão agora são as nossas. Fiz uma lista de reações humanas que já presenciei e posso dizer que é mais curioso observar um rosto mudar de expressão do que uma calda de açúcar caramelizar. Algumas dessas reações têm ligação com as reações da comida, então, boa leitura!

1. Boca nervosa

Gente que cozinha mordendo os lábios ou fazendo bico. Esta modalidade tem vários formatos, incluindo aquele de fazer um bico e deslocá-lo para um dos lados para tentar lembrar se esqueceu alguma coisa.

2. Papo comida

Gente que conversa com os ingredientes ainda nas embalagens, dizendo o que vai fazer com eles, conversa com a preparação, pede para não queimar (muitas vezes quando começa a ver que está quase para queimar) e surgem frases do tipo: “Faz isso comigo não!”. Eu mesmo tô cuidando de um levain (fermento natural) e falo com ele com voz diferente, aquela típica de falar com cachorro.

gif-cozinhando

3. “Não tenha medo, é normal”

Algumas pessoas fazem cara de poucos amigos enquanto cozinham, mas quando você fala com elas, esse semblante some do nada e elas falam normalmente contigo.

4. Pedalar

Mais difícil de detectar, mas tem pilotos de fogão que ao preparar comida ou levanta a ponta do pé, deixando o calcanhar apoiado no chão, ou o contrário, levantando o calcanhar.

5. Batuqueiro

Aqueles que, entre uma ação e outra, dentro da cozinha, costumam batucar na bancada, nas tampas dos potes, nas panelas, geralmente usam apenas as pontas dos dedos. Virou, mexeu “tunts-turunts-pá”.

cozinhando-feliz-cozinha-gif

6. Cuidado, cozinheiro bravo

Oposto ao nº3, ele está cozinhando de boa, paz, amor e conversa, mas não ouse sequer destampar uma panela, porque ele vira o bicho.

7. Ninar comida

Cantores de ninar profissionais que na verdade não estão cantando nada com nada. Ficam naquele cântico nasal, se movimentando levemente para os lados. No geral são pessoas bem tranquilas.

giphy-cozinheiro-louco-peixe

8. De repente professor

Você está na cozinha com essa pessoa e do nada ela começa a explicar passo a passo o que está fazendo, o que vai fazer e porque não está fazendo de outra forma.

9. Perfeccionismo sem fim

O cozinheiro que faz algo lindo, que você nunca comeu antes, nem em restaurantes renomados, daí ele insatisfeito fala: “desculpa qualquer coisa, podia ter ficado melhor, mas…” e fica se explicando.

giphy-decorando-cupcake

10. Quase dublagem

Pessoas que mudam de tom de voz quando estão cozinhando. Viram outras pessoas? De onde vêm? O que comem?

11. Torcedor do Forno Futebol Clube

Parar na frente do forno e assistir ansioso o resultado da “partida” é o melhor programa de fim de semana.

pizza-forno-reacoes-na-cozinha

12. Sim senhor, senhor!

A pessoa está cozinhando sozinha mas, se aparecer alguém, começam as ordens: “Abra aquela porta, pegue a segunda vasilha, lave isso, pegue uma faca ali na segunda gaveta…

Identificou alguém nas frases?