Ao entrar num curso de gastronomia, muita coisa muda na nossa rotina da vida. Ficamos mais críticos com comida e nos deparamos com aulas cheias de coisas inesperadas, algumas até muito fascinantes. Muitos de nós nos surpreendemos com algumas disciplinas a ponto de decidir que será (essa ou aquela) a área desejada para focar na gastronomia. Eu já entrei no curso querendo me focar em Confeitaria e Panificação, mas Garde Manger e Gastronomia Hospitalar me ganharam também o coração (Ah não posso esquecer Chocolateria! Sim, tive uma disciplina só para chocolates). Contudo, trabalhar, estudar, fazer cursos paralelos correrias do cotidiano fazem a gente contar os dias para as benditas férias.

gastronomia-elorablueElora Blue

A gente tira férias da gastronomia, mas ela não tira férias da gente! Um conselho que eu dou para todos, desde que fui monitor na faculdade, é pegar um tempinho das férias e revisar tudo que já viu no curso até então, sem compromisso de notas e provas. Para quem não trabalha numa cozinha, férias é época de aproveitar para os meninos deixarem a barba crescer e das meninas deixarem crescer as unhas e pintá-las. Mas uma coisa é certa, uma hora você vai bater os olhos na sua dólmã e vai sentir falta das aulas práticas, dos amigos no laboratório e desse tempo tão especial gravados em todos os seus sentidos. Se você concorda comigo e embasado em memórias um sorriso lhe vem ao rosto, espere só pra ver quando você se formar! Talvez até já tenha se formado e seja mais uma pessoa saudosista como eu.

Também sem deixar de lembrar daquele dia na semana especial, porque era o dia da aula inspiradora de um(a) professor(a) fenomenal. E acredite, professores também têm saudades de turmas. Uns podem ser professores de mais uma disciplina, outros podem passar apenas “seis” meses na sua vida e mesmo assim qualquer um deles pode (mesmo sem você saber) ser uma pessoinha na torcida do seu sucesso. Aos meus amados professores, todos os agradecimentos possíveis!

O estudo é um processo de plantio, exige dedicação e tem resultados generosos. Aproveite as férias para fazer tudo o que a falta de tempo o proíbe de fazer, e aproveite todos os momentos e aproveitem para praticar as 10 leituras de um gastrólogo. Boas férias!

gastronomia-massa-katienewburnKatienewburn

Sugestões para as férias: assistir séries de TV e preparar receitas com amor e tempo.