Algumas sobremesas são tão lindas que parecem até mesmo obras de arte, né? Esse é o caso do estilo de decoração criado pela confeitaria russa Kalabasa, que têm feito um grande sucesso por aí. No Instagram, a loja denomina a sobremesa como feather cake, que significaria na tradução literal bolo pena. No entanto, por parecerem mais como pinceladas de tinta, o décor acabou ficando conhecido como brush stroke.

Se você quiser ver essas criações originais ao vivo, terá que ir até Moscou, local onde fica a confeitaria. Como nem todo mundo tem condições de fazer uma viagem internacional como essa, que tal aprender a fazer essa técnica em casa?

Foto: @kalabasa

O interessante dessas “pinceladas” é que elas dão um toque super diferente a sobremesa. Além disso, elas podem ser usadas tanto em bolos maiores como também em cupcakes, dando uma finalização bem charmosa ao doce.

Como fazer

Fotos: The Cake Blog

Fazer essa decoração é bem mais simples do que parece! O processo mais complicado é, na verdade, quanto à temperagem do chocolate. Para que ele ganhe forma e endureça, é essencial que o chocolate esteja com a textura e temperatura corretas.

Caso você não domine as técnicas da temperagem, é só dar uma olhadinha nos posts do site com a explicação. A temperagem pode ser feita de duas formas: em banho maria ou em mármore. É só escolher a sua maneira preferida;)

Depois de colocar o corante e temperar o chocolate, já pode começar a fazer as pinceladas. Para elas não grudarem na forma, cubra-a com papel manteiga. Em seguida, despeje uma pequena quantia do chocolate até formar uma “bolinha”. Com a ajuda do pincel, deslize o ingrediente até formar a pena/pincelada.

Foto: @kalabasa

O resultado fica ainda mais lindo quando o pincel tem um formato mais arredondado. Se você não tiver um com esse tipo de ponta, é só usar uma tesoura para afunilar as fibras. Quando se tem o cuidado de fazer o desenho com o pincel, a forma fica mais determinada e deixa de parecer apenas um pedaço de chocolate aleatório, sabe?

Ah, e não deixe as pinceladas muito finas para que elas não se tornem frágeis demais e quebrem na hora de colocá-las no bolo. Agora, vamos as inspirações!

Inspirações de pinceladas

Fotos: The Katetin, @kalabasa, Nouba, @kalabasa, The Cake Blog e Nouba

Além de deixarem os bolos lindos, as pinceladas de chocolate são super gostosas. Afinal, diferentemente da pasta americana ou coberturas como o creme de manteiga, praticamente todo mundo ama chocolate.

Dependendo da ocasião, você pode deixar as pinceladas nos tons originais do ingrediente ou transformá-las com corante. Quem adora decoração colorida, por exemplo, consegue fazer um mix de cores e criar uma decoração super original. Para finalizar a sobremesa, use outras técnicas como as de respingos de chocolate. O bolo vai ficar realmente parecendo uma obra de arte!

Outros modelos

Fotos: Allison Johansen via Pinterest e Yahoo Food

Se você preferir uma decoração mais rústica, é só criar pedaços de chocolate com formatos menos definidos. O efeito é bem diferente e é interessante para colocar ao redor de bolos, por exemplo. Nesse caso, outra sugestão é complementar o chocolate com algum outro ingrediente, como pistache ou castanhas/nozes trituradas. Ficará incrível e delicioso 🙂

***

Procurando mais ideias de decoração para doces? Se sim, aqui no site você encontra ideias de décor com frutas ou com bico de confeiteiro!