Seguir uma receita pode de início parecer a coisa mais simples do mundo, mas não é. Lembro que em minha classe de gastronomia, cheia de estudantes treinando, estudando bem suas receitas, era simplesmente impossível ter uma preparação igual à outra.

Uma receita bem sucedida depende de alguns cuidados muito simples, e que às vezes, na hora da correria e na ansiedade de ver a sobremesa pronta e linda, passam despercebidos e podem ainda te fazer perder toda a preparação. Além do tempo e dinheiro…

São pequenas dicas de organização para que vocês nunca mais errem:

– Se for assar algo, sempre pré-aqueça o seu forno. Nunca coloque nenhuma preparação em um forno frio pois a oscilação de temperatura fará que a sua preparação não cresça corretamente. E também, se você preparar alguma massa e deixar ela na mesa esperando que o forno chegue na temperatura ideal, é bem provável que o fermento comece a agir enquanto espera do lado de fora e, quando entrar no forno, o seu efeito já terá passado.

Leia e releia a receita! Na faculdade de gastronomia é comum os estudantes receberem suas apostilas com preparações e fazerem fichas chamadas “Plano de ataque”. Neste plano, você coloca com suas palavras o que precisa ser feito e em qual ordem.

– Antes de começar a misturar os ingredientes, primeiro faça a sua “mise en plâce”, quer dizer, coloque todos os ingredientes pesados e separados na sua frente. Assim você evita de quando já estiver preparando aquele bolo delicioso e… ui! Esqueci de comprar fermento!

– As receitas de confeitaria e panificação são muito precisas! Tenha sempre à mão medidores e balancinhas pois, 10 gramas a mais ou a menos fazem muita diferença sim!

– Deixe suas formas untadas e enfarinhadas e/ou devidamente montadas com folhas de papel manteiga, forminhas de cupcake/muffin.

– Ingredientes devem estar sempre na temperatura ambiente! Tire tudo da geladeira se possível 1 hora antes de ser usado pois ingredientes gelados podem comprometer o resultado final da preparação! A não ser que a receita diga o contrário.

Evite ficar abrindo e fechando o forno quando estiver assando alguma coisa! Geralmente pede-se que não se abra o forno antes de 15 minutos (para massas de cupcakes, bolinhos, etc) para evitar que a preparação afunde.

– Sempre preencha 2/3 da forma, qualquer que seja ela, para que a preparação possa expandir corretamente.

E agora? Estão prontos?

Vamos assar? ;D