Preparar calda de açúcar não é difícil, mas muitas receitas podem pedir diferentes pontos. Você sabe como identificar cada um deles?

Aqui vão alguns exemplos de tipos de pontos da calda de açúcar:

Fio Fino: É quando a calda atinge a temperatura de 101°C. Ao puxá-la com o garfo ou a colher, se forma um fiozinho que se desmancha facilmente num copo com água. O Fio Fino é usado para fazer marshmallows e xaropes.

Pérola: Esse ponto é muito usado para preparar quindins e compotas. Você pode identificá-lo mais ou menos depois de cinco minutos no fogo, ao puxar a colher e a calda cair num fio e depois em uma gotinha semelhante a uma pérola.

Fio Forte: Ao pingar um pouco da calda num copo com água fria, você vai ver que os desenhos formados por ela demoram a se desmanchar e o fio é mais grosso. Para atingir esse ponto, é preciso deixar a calda um pouco mais no fogo, a 103°C. É usado para geleias e recheios.

Ponto de Cabelo: Com 106°C, os fios dessa calda são um pouco mais resistentes do que o estágio anterior. Entretanto, ainda são finos e quebradiços.

Bala Mole: A 113°C, você pode ver o fundo da panela quando mexer a calda. Se colocar um pouco num copo com água, pode moldar uma bolinha que se desfaz facilmente. A calda chega a esse ponto após oito minutos, aproximadamente.

Espelho: Ao escorrer a calda com um garfo, ela cairá em lâminas. Estará com 117°C e nesse ponto, está pronta para preparar baba de moça, frutas cristalizadas e bom bocado.

Bala Dura: Usada para espelhar doces, como balas de coco, a Bala Dura é o ponto da calda que, em um recipiente com água fria, se forma uma bolinha rapidamente. A temperatura é entre 121°C a 129°C e, nesse estágio da calda, você vai ter um certo trabalhinho na hora de limpar a panela.

Areia: A 141°C, o açúcar começa a secar nas bordas da panela, parece areia.

Caramelo: É impossível não reconhecer esse ponto, quando o cheirinho delicioso de caramelo vai ficar na casa toda! Você alcança esse estágio a 145°C.

Vidrada: É o ponto máximo, em que a concentração de açúcar da sua calda vai ficar com 99% a 149°C-154°C. Ao colocar um pouco dentro de um copo com água (cuidado para não se queimar!), você ouvirá o barulho de vido quebrando. Essa calda é usada para fazer maçã-do-amor, e adicionar um pouquinho de vinagre a deixará mais brilhante.

caldaacar

Além disso, você pode obtê-los com três tipos de calda: a fina, média e grossa.

As medidas para cada uma delas são:

  • 250g de açúcar para 500ml de água, usada em saladas de frutas e caldas cozidas.
  • 250g de açúcar para 250ml de água, para frutas carameladas.
  • 250g de açúcar para 225ml de água, para caramelos.