Mesmo sendo feita com pouquíssimos ingredientes, a caramelização do açúcar ainda gera muitas dúvidas. Primeiro de tudo, é importante saber que o caramelo é apenas um dos possíveis pontos de uma calda de açúcar. Nesse caso, ele costuma estar a 145ºC e já ganha aquela cor e cheirinho característicos.

A questão toda é: como preparar um caramelo aveludado e super cremoso sem que o açúcar queime ou cristalize? Existem dois métodos básicos para isso, então peguem se prepare para anotar as dicas!

Método Úmido

caramelo

Aqui, um pouco de água é colocada junto com o açúcar para o processo de caramelização. Quem pretende atingir diferentes pontos deve dar preferência para esse preparo, já que a água deixa a mistura um pouco mais fluida.

Para a receita dar certo, leve ao fogo o açúcar e a água já juntos. Depois, não mexa mais os dois ingredientes. Geralmente, o que faz o caramelo cristalizar é essa mistura constante! Ah, e não esqueça de manter o fogo sempre baixo, fazendo com que a água evapore gradativamente. Desse modo, o caramelo também terá uma cor mais clara e um sabor mais suave.

Quando algum grão de açúcar grudar nas bordas da panela, dê uma leve empurrada com um pincel molhado. Outra dica bem interessante é colocar ¼ de colher de chá de suco de limão ou vinagre para que o caramelo não cristalize. A glucose e o creme de leite também possuem esse mesmo efeito!

Método Seco

caramelo

Para esse processo, o açúcar não leva água e nenhum outro ingrediente. Por esse motivo, é fundamental que o caramelo seja formado em fogo baixo. Como é um método mais delicado, o uso do açúcar refinado é o mais recomendado. Além disso, vale a pena mexê-lo algumas vezes, para que ele se dissolva de maneira mais uniforme.

Como esse processo conta com menos água para evaporar, o caramelo acaba se formando mais rápido. Também por esse motivo, essa é a versão ideal para colocar em pudins ou caldas de bolo.

Só tome cuidado para que o caramelo não passe do ponto! No momento do preparo,  Procure desligar o fogo antes do ponto desejado, de forma que ele continue “cozinhando” apenas com o calor do açúcar.

***

Aprenderam bem? Ainda temos mais duas dicas para dar! Primeiro, se o caramelo ficar com grãos de açúcar, é só peneirar o preparo. E, para que ele não grude tanto nas laterais da panela, posicione o açúcar bem ao centro 😉