“Adicione 2 xícaras de farinha de trigo, peneiradas, à mistura”. Essa frase é bem comum quando a gente lê uma receita, mas… Será que é realmente necessário peneirar a farinha? Não sempre.

Essa é uma medida para que você tenha mais ar incorporado à mistura – geralmente de bolo – e, logo, mais maciez (cuidado aí, porque algumas receitas não querem esse ar!). Portanto, em vez de peneirar a cada vez que for preparar um bolo, pegue uma colher de madeira e dê uma mexida bem boa no pote de farinha. Isso vai ser suficiente para aerar tudo.

Se ainda assim você não se convenceu de que a farinha está pronta e cheia de ar, não se preocupe.  Sabe o fouet, o nosso amigo querido de todas as horas na cozinha? Então, como ele é cheio de aros, a farinha passa por entre eles, ganha essa aeração e pimba! Tá “peneirada”. Usando uma metáfora parecida com a da Joy The Baker, usar um fouet é matar dois coelhos com uma cajadada só. A farinha fica aerada e os ingredientes secos se misturam juntos (quando você precisa colocar na tigela antes de acrescentar aos líquidos, sabe?).

farinhafoto: Russel von Kraayenburg