Quem aí já teve dificuldade em acertar a textura de uma trufa? Apesar de ser um preparo simples, muitas pessoas ainda não conseguem acertar o ponto para que o doce fique mais fácil de enrolar.

Por esse motivo, vamos dar cinco dicas fundamentais para que você prepare a trufa perfeita! Ah, e não se esqueça que essa é uma receita naturalmente mais rústica, então a bolinha não precisa ficar super redondinha 😉

Fiquem de olho no creme na geladeira

trufas

Para o creme ficar na consistência correta, ele precisa ser mantido em uma boa temperatura. Sendo assim, não deixe a sua geladeira muito fria antes de fazer as bolinhas. Além do risco do creme endurecer demais, ele também pode acabar com algumas bolhas de ar indesejadas.

A temperatura do ambiente também influencia

trufas

Outro problema muito comum na hora de enrolar as trufas é a temperatura do ambiente. Ou seja, não adianta reclamar que a ganache está derretendo se a sua cozinha está muito quente.

O ideal, nesses casos, é investir em um ar condicionado para controlar a temperatura do espaço. Caso você não tenha essa opção, aumente a quantia de chocolate até chegar na textura desejada.

Lave as mãos constantemente

trufas

Se o creme estiver grudando muito nas mãos, lave elas em água gelada! Dessa forma, as bolinhas não irão grudar tanto e será mais fácil fazer todo o trabalho.

Outra forma de fazer a trufa

Quem fizer trufas em quantias maiores ou quer agilizar todo o processo pode apostar no bico de confeiteiro! Use o bico 8 ou 10 para que as bolinhas saiam maiores, fazendo cada uma delas em cima de um papel manteiga. Quando o creme ficar muito mole por causa do calor das mãos, é só deixar ele na geladeira durante um tempinho.

Depois que esses “bicos” já estiverem mais firmes, é só enrolar eles rapidinho com as mãos e já banhar no chocolate. Antes de fazer as bolinhas vale a pena colocar a forma ou vasilha dentro do congelador por alguns minutos!

Cuidado na hora de banhar a trufa

Por ser muito delicada, é importante que a bolinha não esteja derretendo. Até porque, ela ainda ganhará um banho de chocolate morno.

***

Se ainda ficou com alguma dúvida, comente por aqui!