Como eu sou apaixonado pelos cheiros da cozinha, não podia deixar de dedicar um pouco de atenção a um dos meus maiores amores, o café. Muito amigo da confeitaria e da panificação, ele vai muito bem com pães, torradas, geleias, bolos, biscoitos entre outras preparações. Algumas vezes, ele “sai das xícaras” e passa a fazer parte dos ingredientes de receitas até de geladas como sorvetes e frapês. O café é dos nossos, ele “Could Kill for Dessert”.

O café, com seu aroma fascinante, encanta muita gente. Mas, seu caráter marcante não o impede de se combinar perfeitamente com outros ingredientes e assim nascem combinações infinitas. Quem nunca se deparou com a pergunta: “Como você prefere seu café?”.

Espresso, passado em papel ou coador de pano? Versátil, ele muda dependendo da forma que é feito. Quanto aos aditivos na preparação, eu gosto de colocar canela em pó juntamente com o café no coador de pano. Mas existem outros cheiros que gosto de combinar.

Dica: Ao adicionar especiarias doces ao seu café, além de te trazer benefícios e nutrientes (como tanto falo nos posts de especiarias), faz você reduzir a quantidade de açúcar no seu café. Aplique este método de dar sabor e remover açúcar em outras receitas nas quais o açúcar tem apenas a função de adoçar.

cafefoto: deviantart

Usando outras especiarias

Baunilha: Sabe aquelas metades de favas de baunilha que você colocou pra secar depois que as usou? Coloque uma das metades dentro da sua xícara antes de por o café quentinho, espere um minutinho mexendo com uma colher e se acabe num café baunilhado.

Anis estrelado: Coloque uma ou duas estrelinhas de anis por cada xícara de água fria que você vai levar para ferver para fazer o seu café, após alcançar a fervura, conte dois minutos e desligue o fogo, deixe abafado por mais um minuto e use esse chá para fazer o seu café. Use essa mesma forma com canela em pau ou cravo.

Raspas de limão taiti, limão siciliano e tangerina: Nesse caso, eu prefiro não colocá-las diretamente no café. Bata um chantilly e adicione as suas raspas de cítricos no final, fica um espetáculo. Dica: Se quiser dar um ultra mega toque final, com uma tesoura corte umas folhas de hortelã em tirinhas finas e jogue por cima.

Aromas florais mais que especiais. Água de flor de laranjeira, água de rosas destilada e chás florais como lavanda, jasmim entre outros, também podem estar presentes no seu café e em outras receitas. Contudo muita gente não gosta do sabor, mesmo acertando a dosagem. Então, para quem quer o cheiro, mas não quer a presença tão marcante no gosto, vai uma forma diferente de juntar o útil ao agradável. Com um papel toalha umedecido na água destilada ou na infusão floral, unte as bordas da sua xícara, do lado de dentro e do lado de fora, o mesmo serve para as laterais de pratos que você quer dar mais aromas.

Caldas frutadas: Faça uma calda grossa de maracujá com açúcar, ou de frutas vermelhas com açúcar, com o auxílio de uma colher, passe a calda pela boca da xícara (apenas do lado de dentro). Então coloque seu café, que vai aos poucos, enquanto você bebe, dissolvendo a calda. Esta opção dá mais sabor que cheiro, mas aproveite a experiência sensorial.

Abusem dos sentidos, comida tem que ter gosto, beleza, textura… mas não se esqueçam dos cheiros!

cafe-aromatico-ickfdfoto: Capecodcollegiate