No último post, contei pra vocês um pouquinho sobre como usar chás em receitas. Para ler, clique aqui. Para usar chá em receitas, primeiro, você precisa conhecer e degustar muitos chás. Assim, vai ficar mais fácil entender qual chá combina com qual ingrediente. Por isso, vou apresentar alguns chás pra vocês aqui no ICKFD. Hoje, vou falar sobre o chai, o chá indiano mais queridinho do Brasil.

Vamos lá! O que é chai? Chai (pronuncia-se “tchai”), em sânscrito, significa chá. Seu nome completo é Masala Chai. “Masala” significa mistura, e “chai” significa chá. É literalmente uma mistura de especiarias preparada em infusão. Como base, são quatro ingredientes: gengibre, canela, cravo e cardamomo. Fora esses quatro, os masalas chai podem levar também outras especiarias, como anis estrelado e diferentes tipos de pimenta.

As especiarias são moídas no morteiro. Por isso, o tradicional Masala Chai é em pó. (Mas não é solúvel. Tem que coar depois de preparar!) Além das especiarias, o chai também leva chá preto. Tradicionalmente, a bebida era preparada apenas com especiarias. O chá preto foi inserido no masala chai (mistura) dos indianos pelos ingleses! E, pela nossa cultura ocidental, muitas marcas desse lado do mundo agregam também outros ingredientes/sabores, que podem variar desde frutas, até caramelo ou chocolate.

E como preparo o meu chai? Bom, a proporção é a seguinte: 1 colher de chá de chai para fazer uma xícara de chá. Mas o chai não é preparado em infusão em água como os outros chás (chá preto, chá verde etc). Tradicionalmente, o chai é preparado com leite e água. A proporção pode variar entre 1/3 a 1/2 de leite, e o restante de água. Eu sempre preparo meu chai com 100ml de água e 100ml de leite. Mas, se você quiser, pode preparar ele só com leite também. It’s up to you!

chai-dani-caminho-doc-cha

O correto é levar as especiarias a fervor e depois adicionar o chá preto e deixar em infusão. Mas, como todos os chais que encontramos à venda já vem com o chá preto misturado às especiarias, não é ideal ferver o Masala Chai com o líquido, porque seu chá pode ficar amargo. Lembrando que chá tem taninos e, por isso, se a água estiver muito quente, ou se o tempo de infusão for muito longo, seu chá vai ficar amargo. Por isso, ferva sua mistura de água e leite sem o chai, depois adicione o chai e deixe a infusão por aproximadamente 5 minutos. Então, coe seu chai (porque ele é em pó, mas não é solúvel!) e delicie-se com ele!

Posso preparar meu chai em casa? Pode! Bora pra cozinha misturar especiarias! Se você quiser comprar seu chai pronto, a Caminho do Chá tem um ótimo! ☺ O da Twinnings também é gostosinho, mas só tem chá preto, gengibre e canela. Ah, e nada de comprar xarope de chai! É puro açúcar e não dá nem pra sentir a picância das especiarias. Sem falar que tudo o que é artificial não traz benefício nenhum, né? Um chai verdadeiro, com todas as especiarias, vai te dar tanto calor que dá até vontade de sair correndo de biquíni na neve. Believe me! É um jeito feliz de começar seu dia cheio de energia!

Aqui você confere uma receita de Cookies com Chai! Beijos, tchau e “tchai”! ☺