Após o meu recheado sanduíche de faláfel (que descrevi neste post aqui), eu voltei a subir a Portobello Road para voltar até um lugar que tinha avistado enquanto descia (na vontade de ver tudo antes que escurecesse demais), a Hummingbird Bakery.

Eu não sei exatamente como foi que a Humming Bird Bakery entrou no meu imaginário, realmente não lembro se vi em algum blog, revista ou filme. Mas ao ver a fachada eu disse a mim mesma “Opa! Parada obrigatória aqui!”. Eles possuem livros de receitas publicados, então talvez já tenha cruzado com eles em alguma livraria.

Londres é de fato uma cidade maravilhosa. Para qualquer lugar que você olhe tem sempre alguma construção antiga, uma loja modernosa, um parque que parece uma pintura, um café bacana. Eu realmente acho que quem diz que “come-se muito mal em Londres” ou não sabe reconhecer um lugar legal quando vê, ou não sabe procurar em guias (porque restaurantes e cafés bem criticados e chefs renomados é o que não falta) ou então só sabe é comer o feijão com arroz da mamãe.

hummingbird2Mas uma coisa ainda falta: um lugar que represente a cultura inglesa de fato, porque todos os demais são sempre de inspiração de alguma outra cultura. Acho que mercados de produtores que vendem queijos, pães, tortas, etc, é o que mais se aproxima disso. Jamie Oliver, um dos chefs mais conhecidos da Inglaterra, continua conzinhando comida italiana. E agora, o slogan da Humming Bird Bakery é “American-style baking” e segundo o fundador dela, “não se achava um lugar em Londres para comer doces autênticos americanos”. Ao ler essa frase (que está no site deles) tive um ataque de riso porque parece piada mesmo. No Brasil, existe há anos um movimento de resgate às nossas raízes, com chefs explorando o melhor e mais autêntico que a nossa terra tem para oferecer. E nós temos muita coisas, sim senhor (além de bananas)! Na França então, nem se fala. Em épocas de globalização irreversível, acho bonito ver uma nação que valoriza tanto a sua cultura.

hummingbird1Mas voltando, então tá né. Porque cupcakes, whoopie pies e red velvets são ótimos de qualquer forma e eu adoro! A Hummingbird, que foi aberta em Notting Hill em 2004, ficou tão famosa e deu tão certo que já abriu mais 4 lojas além dessa em Londres. O lema deles é manter os produtos o mais fresco e “caseiros” o possível, portanto cada loja tem a sua cozinha e seu time de experts trabalhando. Acho interessante pois, apesar do grande movimento que as Hummingbirds recebem, eles conseguem minimizar aquele resultado massificado, de largas produções em série. Além de tudo, foi exatamente a Hummingbird que fez os cupcakes e whoopie pies ficarem famosos no Reino Unido.

Ao entrar na Hummingbird Bakery eu precisei enfrentar uma fila, mas os atendentes são eficientes e ágeis e eu fui rapidamente atendida. O lugar não tinha nada demais. A decoração não era a mais linda que eu já tinha visto e a apresentação dos produtos também não era grandes coisas. Achei uma pena, pois a apresentação tanto do lugar quanto do produto já é metade do caminho para encantar o cliente. Aliás, achei tudo lá dentro bem mais ou menos e pelas fotos vocês podem ver que os docinhos aparecem meio “caídos”.

 

Como já estava lá, e com muita vontade de comer um doce, eu pedi um cupcake de chocolate com cobertura de chocolate e confeitos de chocolate. Tava com uma carinha de “cupcake de brigadeiro”, obviamente não era, e eu não resisti. Como eu não ia ficar lá dentro para comer, eles embalaram meu cupcake em uma caixinha lindinha para eu levar. A minha opinião aqui será um tanto quanto limitada pois eu acabei provando somente um cupcake, que tinha carinha de ser um bom cupcake, mas não um grande cupcake. Mas como já diziam que as aparências enganam, este cupcake estava maravilhoso! A massa era super fofinha e úmida na medida, com jeito de que tinha sido feito no mesmo dia. A cobertura dele era aqueles “icings” que eles chamam, algo que nunca fiz, mas açúcarado na medida e nem um pouco gorduroso. Comi o cupcake me esbaldando e recomendo uma visita lá sim!

hummingbird3Humminbird Bakery – Notting Hill

 

133 Portobello Road

 

Notting Hill, Londres

 

W11 2DY