roteiro-gastronomico-praga-mariana-martins-ickfd-arquitetura

Praga é frequentemente lembrada como uma das cidades mais lindas do mundo. Não é para menos! Sem exageros, a capital da República Tcheca tem todos os elementos necessários para nos lembrar daqueles cenários de contos de fadas que fantasiávamos quando éramos crianças. A cidade tem um charme todo medieval, mas as fachadas das construções variam entre diversos estilos. Muitos pontos da cidade têm casinhas coloridas em tons pastel, lembrando aqueles vilarejos dos contos dos irmãos Grimm. Conhecida como a cidade das cem cúpulas, ela realmente faz jus a esse nome: são inúmeras pontes, catedrais, torres e cúpulas de igrejas para todos os lados.

roteiro-gastronomico-praga-mariana-martins-ickfd-castelo

Para completar tudo isso, o enorme complexo do Castelo de Praga paira imponente na paisagem e é visível de quase todos os pontos da cidade. Às margens do rio Moldava, você ainda vê uma série de pontes e cisnes nadando pelas águas. Entre essas pontes, está a famosíssima Charles Bridge. Na Old Town Square, há carruagens andando pra cima e pra baixo sobre suas ruazinhas de paralelepípedos com prédios lindíssimos e bem preservados. Parece mesmo coisa de outra realidade!

Se ainda não se convenceu de que isso parece um cenário de ficção, é só andar pelas pequenas ruas da Old Town e vai encontrar um personagem bem famoso que com certeza fez parte da sua infância: o Pinóquio! Sim, a República Tcheca tem uma tradição enorme na produção de marionetes e as lojinhas que vendem esses artesanatos estão por toda parte para a alegria dos viajantes que passam por ali em busca de algum souvenir típico do país.

roteiro-gastronomico-praga-mariana-martins-ickfd-cisnesroteiro-gastronomico-praga-mariana-martins-ickfd-orloj

Nesse ponto, acho que você já deve ter se convencido sobre a magia que envolve esse lugar e o quanto tudo é visualmente maravilhoso ali. Praga também tem uma forte inclinação para as artes e a música. Ou seja, é uma cidade pronta para ser descoberta culturalmente sob os mais diferentes aspectos e, falando em cultura, também estou me referindo à parte que envolve a gastronomia do país. Ah, e tenho uma ótima notícia capaz de fazer você cair de amores pela cidade em duas palavras: ÓTIMAS SOBREMESAS.

roteiro-gastronomico-praga-mariana-martins-ickfd-old-town-square

A República Tcheca é muito reconhecida por sua gastronomia e ela não envolve só doces (os restaurantes de culinária local fazem um grande sucesso entre os turistas). Mas existe um quitute encontrado em lojinhas, na rua ou em barracas especializadas nas mais diversas variações de recheio: o trdelník.

Sim, eu sei que a pronunciação é difícil e os habitantes locais não vão te ajudar a pronunciar a palavra corretamente porque acham engraçado a dificuldade que os turistas têm em falar isso. Ah, o humor tcheco! Independentemente desse obstáculo, é só você se aproximar de quem está vendendo e explicar o que quer. O doce é tão popular que você não consegue andar cinco minutos por Praga sem ver uma lojinha de trdelník. Impressionante mesmo! Elas estão para Praga assim como os pontos de vendas de crepe estão para Paris.

roteiro-gastronomico-praga-mariana-martins-ickfd-lojinha-trdelnikroteiro-gastronomico-praga-mariana-martins-ickfd-barraca-trdelnik

Agora, vamos à explicação do que é exatamente esse doce. O trdelník é um tubo anelado feito com uma massa muito parecida com a do Pretzel que temos aqui no Brasil. A massa é enrolada no formato de espiral em volta de um espeto que fica girando sobre a brasa do carvão. Quando está pronto para ser servido, ele é cortado em fatias menores e polvilhado com açúcar e canela.

No final, podemos recheá-lo com Nutella, chocolate, caramelo, coco, geleia ou outras opções. O resultado não poderia ser melhor! As versões com Nutella e sem recheio são ótimas pedidas. Uma curiosidade interessante é que o doce é original da Transilvânia (na Romênia) e tinha outro nome, mas se popularizou muito na República Tcheca. Imperdível provar trdelník em uma viagem a Praga!

roteiro-gastronomico-praga-mariana-martins-ickfd-trdelnikroteiro-gastronomico-praga-mariana-martins-ickfd-trdelnik-torre