trabalho e tempo ickfd

foto: 4.BP blogspot

Com essa correria que é o mundo em que a gente vive, é fácil apontar o tempo como um elemento valioso. Quanto menos tempo você gastar para fazer uma coisa, melhor! Por outro lado, podemos tratar o tempo como se fosse um ingrediente de uma receita, tão valioso quanto insubstituível, isso porque existem processos que precisam de tempo para que aconteçam. Massa descansa, gelatina se firma, fermento biológico se reproduz, creme esfria…

O dia-a-dia nos leva às rotinas práticas e acabamos por viver numa espécie de piloto automático. Nos obrigamos até, muitas vezes, a sempre optar pelo fácil, o que acaba sendo perigoso. Eu não estou falando sobre a prática do fastfood nem o consumo de produtos sintéticos e/ou industrializados de forma geral. Estou falando da concepção do que vale a pena “perder tempo”.

cronuts2

Para a gente que gosta de cozinhar, é muito bom ver o resultado de um prato trabalhoso, mesmo que ele acabe em segundos (e isso é muito comum na pâtisserie). Cada processo, desde o mise en place de cozinha até a finalização do prato, é uma conquista vinda daquele elemento que justifica cada esforço, ele que é o ingrediente mais importante não apenas numa cozinha, mas para toda a vida: o amor.

E que bom é dedicar um tempo livre para fazer uma bomba de chocolate, umas surpresas de uva, um preparo com uma boa massa folhada. Arrumar tudo direitinho e compartilhar com amigos e família. Sabe? Isso é valioso!

bomba2

*Mise em Place de cozinha é um conjunto de ações pré-preparatórias que visam dinamizar o processo e evitar surpresas indesejáveis durante a preparação. Separar tudo que vai ser usado, medir os ingredientes, deixando tudo certinho para o trabalho.