O nosso tão adorado chocolate nem sempre está sozinho nas receitas. No entanto, é preciso saber quais são os melhores ingredientes para acompanhá-lo, fazendo com que o sabor das delícias seja excepcional.

Pensando nisso, selecionamos alguns dos ingredientes que mais harmonizam com chocolate. Nem todos são fáceis, mas quando bem preparados formam sobremesas de outro mundo!

Café

bolo capuccino
Receita completa de bolo capuccino

Amado por uns e detestado por outros, é inegável que sobremesas de chocolate com café possuem sabores intensos e maravilhosos. Primeiro de tudo, é preciso saber que as principais características do café são o amargor, a acidez e, bem no fundinho, a doçura. Sendo assim, as torras mais escuras de café combinam com chocolates mais adocicados.

Já os cafés de torras claras podem (e devem!) complementar o sabor dos chocolates amargos. Ah, e o sucesso dessa dupla é tão grande que rendeu até mesmo capuccino, bebida consumida em diversos lugares do mundo. Aqui no site, por exemplo, vocês encontram receitas como o bolo capuccino e um delicioso suflê de chocolate com extrato de café. Quem testar uma dessas receitas pode nos marcar em uma foto lá no instagram @daninocereceitas!

Cerveja

brownie de cerveja
Foto: Broma Bakery

Se você ouviu alguma vez na vida alguém dizendo que cerveja não combina com chocolate, avise a pessoa que ela está completamente errada. Combinar os sabores das variedades de cerveja com os tipos de chocolate é uma tarefa complexa, mas não impossível. No caso do chocolate branco, por exemplo, é ideal utilizar bebidas mais frutadas e pouco amargas.

No caso do chocolate ao leite, torras de cafés mais escuras são as indicadas. O mesmo vale para o chocolate meio amargo! Com relação ao chocolate amargo, vale a pena utilizar cervejas com sabores bem intensos e um teor alcoólico mais alto. Para colocar um pouco desse conhecimento em prática, tentem reproduzir essa receita de brownie em casa 😉

Sal

brownie com creme de caramelo salgado
Receita completa de brownie com creme de caramelo salgado

A combinação de chocolate com flor de sal tem se tornado cada vez mais comum. Já ensinamos a fazer, por exemplo, brownie, torta de chocolate e quadradinhos de chocolate – todos com caramelo salgado.

A combinação é a favorita de muitas pessoas porque o sal tem o poder de evidenciar o sabor do chocolate, deixando-o ainda mais gostoso. Só tome cuidado para não pesar a mão na flor de sal, ok? O ingrediente é interessante apenas quando usado na medida certa!

Vinho

bolo de chocolate com vinho
Foto: Olive & Mango

Assim como no caso da cerveja, combinar os sabores de vinho e chocolate são tarefas desafiadoras. Já fizemos um post completo falando sobre harmonização desses ingredientes, por isso agora só iremos dar uma resumida.

Por não conter massa de cacau, o chocolate branco vai bem com vinhos brancos e doces, equilibrando bem os sabores. O ao leite já harmoniza melhor com o vinho tinto. Quanto aos chocolates amargos, aposte em vinhos encorpados e intensos.

Pimenta

Quem aí lembra da novela Chocolate com Pimenta? Além do sucesso na televisão, essa combinação tão exótica também é muito adorada no mundo da confeitaria. Como vocês podem imaginar, essa é uma dupla bem intensa e não agrada o paladar de todo mundo.

Ainda assim, é uma maneira criativa de surpreender o paladar das pessoas e estimular a criação de sabores únicos e autênticos.

***

E então, qual a combinação preferida de vocês?