Hoje é dia de falar de uma das frutas mais queridas de todo o mundo, a banana! Além de ser uma delícia, ela pode ser usada tanto verde como também madura. Ah, e combina com praticamente todas as situações, não é verdade?

Antes de tudo, é importante entender que cada ponto de maturidade da banana interfere no sabor do ingrediente. Enquanto ainda está verde, por exemplo, o sabor da fruta é mais neutro. Já quando está madura, o nosso paladar percebe claramente o frescor e o gosto frutado. E sabe quando a casca vai ficando cheia de pontinhos pretos? Esse é o ponto de amadurecimento no qual o sabor da fruta lembra até mesmo mel e baunilha, de tão docinho.

Agora, vamos aos ingredientes que combinam com a nossa tão adorada banana 😉

Baunilha

Receita de banana pudding

Por ter um sabor bem frutado e quase cítrico, alguns doces de banana pedem por um ingrediente que equilibre essa intensidade. É aí que entra a baunilha. Adocicada e refrescante, a baunilha é melhor amiga de todo bom confeiteiro. Aqui no site, por exemplo, temos duas receitas que unem esses dois produtos: o pavê de banana caramelizada e o bolo de banana pudding!

Mel

Foto: The Healthy Chef

Complementando a doçura da banana quando estiver bem madura e docinha, um mel cremoso e cheio de sabor. Ele pode ser incorporado em receitas de bolo e muffins, como também colocado na banana pura e amassadinha – que é um lanche da tarde prático e super gostoso.

Nessa versão de cupcake de banana também temos uma utilização bem interessante dos produtos! A cobertura de ganache leva mel para adoçar e harmonizar perfeitamente com a massa do bolinho.

Caramelo

Receita de mousse de banana caramelizada

Não preciso nem dizer muito sobre banana com caramelo, certo? Imagino que a maioria está acostumada a se deliciar com aquela tradicional banana caramelizada, que derrete na boca e nos enche de alegria. Para incrementar essa combinação, aposte em uma mousse de banana caramelizada servida em um delicioso copinho de chocolate.

Chocolate

Receita de bolo de banana com nutella

Mais uma combinação clássica para a lista! Afinal, é praticamente impossível não amar sobremesas que levam banana e chocolate. A união desses dois ingredientes raramente dá errado, por isso receitas como o bolo de banana com nutella são infalíveis. Para o sabor ficar ainda melhor, use a banana quando ela já estiver bem madura 😉

Doce de Leite

Receita de banoffee

Banana e doce de leite também é uma dupla e tanto. Ela é tão boa, mas tão boa, que rende essa maravilhosidade em forma de torta de banana. Aqui, o ponto de amadurecimento da fruta não é tão relevante, por isso utilize-a como preferir.  

Canela

Receita de bolo de banana invertido

Quando a banana estiver mais madura, você irá perceber que o sabor ficará ainda mais docinho. Nesse caso, não pense duas vezes antes de unir o ingrediente com canela. O bolo de banana invertido é um ótimo exemplo de bom uso dos dois ingredientes, no qual a canela é polvilhada sobre as bananas da parte superior da sobremesa. Só de imaginar eu fiquei com água na boca!

Cravo

Foto: Hip Foodie Mom

Sabe quando a banana está no ponto perfeito para ser consumida? É esse o momento ideal para combinar a fruta com cravo! A banana madura tem um sabor frutado delicioso, completando o sabor levemente doce e picante do cravo. Um docinho de banana caramelizada é uma boa, além de um bolo bem fofinho com especiarias na medida certa 😉

Pasta de amendoim

Receita de tortinha de creme de amendoim com banana

Há quem diga que o sanduíche preferido de Elvis Presley era recheado com pasta de amendoim e banana. No entanto, essa combinação não agrada somente ao astro do rock! Os dois ingredientes formam sobremesas deliciosas, como no caso da tortinha de creme de amendoim com banana. Como a fruta é colocada “crua” por cima do creme, o ponto de amadurecimento da banana fica a seu critério.

Café

Foto: Will Floric For Food

Uma combinação não tão comum, mas que também não poderia ficar de fora! Mesmo sendo uma dupla polêmica, a combinação entre banana e café é muito antiga. A tradicional receita de banoffee, por exemplo, tinha o chantilly aromatizado com café. Ambos ingredientes possuem notas florais, fazendo com que eles harmonizem super bem. Quem aí sabia dessa informação?

Framboesa

Foto: Fork In The Road

Por ser mais doce, a banana também combina super bem com frutas que contrastam seu sabor – e a framboesa é uma ótima opção. Em dias mais quentes, os dois ingredientes podem formar um smoothie bem refrescante ou um delicioso picolé.

***

Quem aí já tem uma combinação preferida?