De croissant e donuts todo mundo já ouvir falar! Mas e o tal do cronut? 

Essa delícia foi criada pelo patisserie americano Dominique Ansel e desde 2013 aquece os corações de muitos pessoas que vão para Nova Iorque (e agora também do pessoal de Los Angeles e Londres, já que o chefe abriu padarias nesses dois lugares).

cronut

Em que consiste a sobremesa?

Como o próprio nome já diz, o cronut é uma mistura de croissant com donuts. A massa folhada aparece em um formato arredondado e vem acompanhada de uma cobertura estilo glacê, que varia dependendo do dia e também da sua decisão. 

Só consegui provar esse doce em Los Angeles, porque nas vezes que tentei em Nova Iorque as filas estavam absurdamente grandes. E sim, as pessoas formam fila até mesmo uma hora antes da padaria abrir para provar o tal do cronut. 

Depois de um tempinho de espera e de muito observar a vitrine, decidi saborear o cronut de maple syrup, sabor que costuma ser mais neutro. A primeira vista, o doce é lindo e bem apetitoso. 

Confesso que me arrependi da escolha de sabor, porque achei o gosto de fritura mais acentuado e o maple syrup da cobertura em si quase não apareceu. Ainda assim, a textura da massa é bem interessante, sendo crocante por fora e macia dentro. 

cronut

VALE A PENA?

Pelo tamanho do sucesso e bagagem do chef, que é francês e conta com três estrelas Michelin no currículo, imaginava algo mais extraordinário. Mas é aquela coisa: comida boa é baixa expectativa. 

Como eu não fui bem cedinho, logo quando o cronut sai, esse pode ter sido outro fator que prejudicou o sabor da massa, já que ela passou o dia exposta na vitrine. E outra, ele não faria esse sucesso todo se não fosse saboroso! 

Para você ter uma ideia, em alguns dias o chef até mesmo limita o tanto do doce que pode ser vendido por pessoa. Dessa forma, mais pessoas conseguem se deliciar com sua criação.

Enfim, vale a pena provar para saber como é e ter sua própria opinião. Eu prefiro croissant e donut separados, mas gosto se discute.

Você já provou? Se sim, conta aqui nos comentários o que achou!