Todo dia é assim, num instante tudo começa a mudar, o sol nasce, a água ferve e alguém põe o café em infusão. Eis que nos vem à mesa a refeição mais importante do dia, como todos sabemos, o desjejum. Mas “peraí”! Des-o-quê?

Embora não seja muito usual chamar esta refeição de desjejum, é o nome real dela, como podemos conferir em outros idiomas como no espanhol “desayuno”, no inglês “breakfast” e no francês “petit déjeuner”. Ela precisa ser bem diversificada porque é uma refeição feita depois de um longo período de jejum (o sono). Então o corpo vai receber a primeira abastecida de nutrientes: carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e sais minerais. Frutas, mel, leite, sucos, pães, ovos, presunto, queijos, manteiga, bolachas, biscoitos, geleias, há uma infinidade de itens que compõem classicamente esse momento, porém, uma particularidade nossa é chamá-lo de: Café da Manhã!

Talvez seja pelo café exalar seu peculiar aroma, por ele ter a cafeína que estimula o despertar ou por todas as suas outras marcantes propriedades organolépticas. Bem como podemos observar o processo de cognição do café já é tão forte que até dizemos: “tomar café” mesmo não consumindo a bebida, alguns lugares também trocam o nome “jantar”, por “café”, sabia disso?

O Café da manhã sai da esfera gastronômica e entra na social, momento intimista onde se reúne a família e se prepara uma mesa; entra na econômica por ser produto de exportação e importação apreciado em todos os continentes; é boa companhia para estudos, é bom para atividades físicas, ou seja: “Mens sana in corpore sano”. O café surgiu no norte/nordeste do continente africano, chegou ao mundo árabe e foi se espalhando pela Ásia, também chegou à Europa, sendo assim levado às colônias europeias pelo mundo! Por onde ele chegou, claro, ele foi ganhando novas caras, novos métodos e novas companhias.

Gente, eu gosto de café de todo jeito: Frapê com cookies, Café sem açúcar com Bolo de Rolo, Café com açúcar para pratos salgados como um bom Pão de Queijo. Café é bom com conversa, com leitura, com gente boa! E você? Com o que e com quem gosta de tomar café?