banco-de-alimentos-brownie-in-a-jar-danielle-noce-ickfd

Você já ouviu falar no “Brownie in a jar”? A ideia é preencher um potinho de vidro com os ingredientes secos necessários para preparar um delicioso brownie, perfeito para presentear aquela pessoa especial com uma lembrança delicada e bonita. O Banco de Alimentos, uma ONG dedicada a reduzir ao máximo o desperdício de comida no Brasil, tem seus potinhos muito mais do que ingredientes. Eles transmitem a mensagem do quão importante é aproveitar nossos alimentos de maneira integral. No Brownie in a jar deles, por exemplo, ao invés das nozes vêm sementes de abóbora, ricas em fibras, zinco e gorduras saudáveis. Além disso, é um ingrediente que representa o objetivo da entidade.

brownie-in-a-jar-banco-de-alimentos-ickfd-danielle-noce

SOBRE O BANCO DE ALIMENTOS

Fundado em 1998 a partir da iniciativa civil e pioneira da economista Luciana C. Quintão, o Banco de Alimentos é uma associação civil que atua com o objetivo de minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos. A proposta central é permitir que um número maior de pessoas tenha acesso a alimentos básicos e de qualidade – e em quantidade suficiente para uma alimentação saudável e equilibrada. Os alimentos distribuídos são excedentes de comercializações, perfeitos para o consumo. A distribuição possibilita a complementação alimentar diária às pessoas assistidas pelas 42 instituições cadastradas no projeto – mais de 21 mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos. 

Desde janeiro de 1999 até abril de 2015, o Banco de Alimentos arrecadou 5.856.989,60 quilos de alimentos – base para 54.479.220 refeições, evitando um grande desperdício. Atualmente, mais de 13 milhões de pessoas passam fome no país (FAO, 2014). Dado que se torna ainda mais assustador quando levamos em consideração que o Brasil é o quarto maior produtor mundial de alimentos (Akatu, 2003) e produz, aproximadamente, 25,7% a mais do que o necessário para alimentar toda a população (FAO).

Para saber mais sobre esta ONG importantíssima, basta acessar o site do Banco de Alimentos. Existem diversas maneiras de ajudar a entidade: com apenas R$9 ao mês, você ajuda uma pessoa a ter 3 refeições diárias durante 30 dias. Clique aqui para mais informações ;D

banco-de-alimentos-brasil-ong

receita-brownie-chocolate-1

Para fazer o brownie in a jar, basta acrescentar 1 ovo e 2 colheres de sopa de manteiga amolecida à mistura do potinho. Depois, é só levar para assar segundo as recomendações da etiqueta e você terá uma sobremesa gostosa e sustentável (cada pote rende porções para 4 pessoas). O melhor de tudo é saber que estamos ajudando a várias pessoas fazendo o que a gente sabe bem: comendo doces ;D

A Dani Noce preparou seu Brownie in a jar e adicionou um toque de Natal com uma cobertura de ganache e frutas vermelhas. Para fazer a ganache, você já sabe, né? Esquente 70 gramas creme de leite fresco numa panela e arrume 150 gramas de chocolate 70% cacau em um processador. Derrame o creme de leite fresco quente sobre o chocolate, tampe o processador e conte 3 minutinhos para que a mistura derreta um pouco.

Em seguida, processe até obter um creme homogêneo e, por último, adicione 1 colher de sopa de manteiga gelada e picadinha. Processe mais um pouco e sirva esse creme chocolatudo por cima do seu brownie. Decore com frutas vermelhas e um pouco de pistache picado ou com as frutas da sua escolha. Não é uma sobremesa linda pro Natal?

receita-brownie-chocolate-3receita-brownie-chocolate-2

Corre que ainda dá tempo de fazer sua encomenda para o final do ano! Basta entrar em contato pelo próprio Facebook ou encaminhar um e-mail para [email protected]

Banco de Alimentos  http://www.bancodealimentos.org.br/

Visite a página do Banco de Alimentos no Facebook

Telefone:  (11) 3674-0080

Lembre-se de que é sempre tempo de ajudar o próximo e tornar esse planeta um lugar melhor. Beijos!