Macaron é um dos meus doces preferidos do mundo. E não é nem pelo sabor. O macaron me ganha por ser um dos doces mais lindos e fotogênicos que existem. Por ter cores lindas e variadas e parecer um pedacinho comestível de arco-íris.

Na hora de fotografar esse ou qualquer doce colorido, pratos ou utensílios com cores fortes podem roubar toda a cena. Pro post de hoje eu fotografei macarons e escolhi que as cores fossem rosa e verde claro, que são cores complementares (o que significa que quase sempre vão ficar em harmonia juntas por apresentarem bastante contraste entre si). Pra quem não sabe, existe um ‘mapa’ das cores, um circulo cromático, que você pode usar como um guia quando precisar escolher cores pra alguma composição. As cores complementares são aquelas que ficam exatamente em lados opostos do círculo. Não significa que só se você combinar exatamente essas cores juntas vai ficar bom. A escolha de cores depende muito também de gosto pessoal e, principalmente, bom senso!

circulo-cromatico-como-fotografar-macaron-ickfd

Pra destacar muito bem as cores dos meus macarons e, principalmente, a sua textura inigualável, escolhi uma combinação de pratinho-superfície-acompanhamento de cores bem clarinhas. Pra capturar a textura, tirei umas fotos bem de perto. Fotos assim são chamadas de ‘Macro’, e são usadas pra capturar detalhes, deixando o resto mais desfocado.

como-fotografar-macaron-catia-farias-ickfd3

Pra mais uma vez provar que não precisamos de iluminação artificial quando temos a natural, usei só a iluminação de uma janela. É importante que a janela seja grande e que esteja entrando bastante luz por ela. Pra iluminar o outro lado e eliminar aquelas sombras escuras, usei o bom e velho refletor caseiro que eu mostrei aqui no meu primeiro post. Sim! O refletor funciona também em ambientes fechados.

como-fotografar-macaron-catia-farias-ickfd2como-fotografar-macaron-catia-farias-ickfd1

como-fotografar-macaron-catia-farias-ickfd5

Agora que você já sabe como fotografar macarons e já tá morrendo de vontade de comer um, clica aqui pra ver a receita dos macarons de framboesa da Dani! 🙂