diy-tonico-facial-rosto-ickfd-lele-gianetti

Olá, amores,

Aqui é a Lelê Gianetti do blog It Yourself com mais um post de “Faça você mesmo” aqui no ICKFD.

Há algumas semanas, fiz um post falando sobre como fazer seu próprio lip balm de maneira super fácil e econômica. Por conta disso, recebi várias mensagens pedindo mais “receitas” de beleza como aquela.

Amei o fato de muitas meninas terem gostado do assunto e, então, resolvi trazer mais um clássico do meu dia a dia que é facílimo de preparar e ainda é super-eficaz: um tonificante facial à base de vinagre de maçã.

diy-tonico-facial-rosto-blogstuffluciliadiniz-ickfdFonte: Blog Lucilia Diniz

Eu gosto muito de DIY’s de beleza por dois motivos:

1. Primeiro pelo fato de que eu amo usar produtos que são o mais natural possível e de tentar me manter afastada (naquilo que posso) de tantas químicas, as quais muitas vezes nem sabemos do que se tratam, podendo ser cheias de aditivos, corantes artificiais, parabenos, óleo hidrogenado, etc. Basta ver qualquer embalagem de creme para o rosto e notar quantos ingredientes nós nunca ouvimos falar.

2. O segundo motivo é financeiro. Em 100% dos casos que testei os produtos “caseiros”, o custo-benefício é enorme.

ickfd-lele-gianetti-diy-tonificante-para-o-rosto-8Foto: Lelê Gianetti

Antes de falar da receita e do DIY em si (que é muito, muito, muito fácil), eu vou falar um pouco dos tônicos faciais.

Por que usar um tônico?

Eles se tornaram populares na década de 30, quando foram introduzidos no mundo dos cosméticos com o objetivo de restaurar o pH natural da pele depois do uso de outros produtos de limpeza.

A questão é que a nossa pele tem uma espécie de “manta ácida” delicada com um Ph de 5 e os produtos de limpeza à base de sabão normalmente são mais alcalinos.

Isto pode perturbar o pH da pele, promovendo um crescimento de bactérias anormais e tornando-a mais susceptível à acne e até mesmo às rugas (a longo prazo). Os tônicos faciais normalmente são mais ácidos (com um pH de cerca de 3-4) e ajudam a restaurar o pH natural do nosso rosto.

Resumindo, o pH delicado da nossa pele pode ser “bagunçado” por muitos fatores como estresse, dieta, falta de exercícios e até não beber muita água. Por isso, um tônico natural e simples como este (de vinagre de maçã) pode ser muito benéfico para o equilíbrio da pele.

diy-tonico-facial-fresh-pickedbeauty-ickfdFoto: Fresh Picked Beauty

Por que usar vinagre de maçã?

O vinagre de maçã é simplesmente o subproduto da fermentação das maçãs. Essas frutinhas lindas são carregadas de potássio, pectina, ácido málico e cálcio, e ainda são fortificadas pela fermentação desses componentes, tornando-se ainda mais benéficas. Embora possa parecer estranho colocar vinagre de maçã no seu rosto, olhem só algumas das propriedades deste produto:

  • Anti-séptico
  • Anti-bacteriano (um bônus adicional ao lidar com infecções de pele e condições como acne e eczema)

Vantagens:

Um bom vinagre de maçãs cruas e não filtradas equilibra o pH natural da pele e tiras as células mortas (esfoliação). Ele também ajuda a clarear manchas de sol e idade e ainda pode melhorar a acne e cicatrizes de acne.

Por último, vale dizer que ele é ótimo para refrescar e remover o excesso de oleosidade e maquiagem que podem ter sido deixados para trás após a realização de outras técnicas naturais, como a limpeza da pele, por exemplo. E o melhor: ele é super acessível e não contém nenhuma loucura química convencional.

Então, com todas essas informações, agora sim chegou a hora de conferir o DIY!

INGREDIENTES

  • Vinagre de maçã (preferencialmente orgânico)
  • Água filtrada

Só isso! Parece loucura, né?! Mas é isso! Hahaha

diy-tonico-facial-rosto-scdailymakeover-ickfd

DETALHES E MODO DE PREPARO

O tipo de pele de cada pessoa altera um pouquinho a receita.

  • Para pele sensível: Misture 1 parte de vinagre de maçã com 4 partes de água
  • Para pele normal: Misture 1 parte de vinagre de maçã com 2 partes de água
  • Para pele oleosa: Misture 1 parte de vinagre de maçã com 1 parte de água 

Lembre-se: Uma “parte” é qualquer medida que você escolheu usar. Então, se você está seguindo a receita de pele sensível, você deve misturar 1 colher de sopa de vinagre de maçã com 4 colheres de sopa de água.

INSTRUÇÕES:

  1. Misture os ingredientes juntos e armazene em um recipiente de vidro ou de plástico (não precisa ser colocado na geladeira).
  2. Para aplicar, basta utilizar algodão. Esfregue levemente o produto em todo o rosto. Não lave o rosto após o uso.

diy-tonico-facial-rosto-ickfd-lele-gianetti2

Se você preferir, outra opção é armazenar este toner de vinagre de maçã em um frasco spray e pulverizar uma leve névoa diretamente sobre a pele para refrescá-la ao longo do dia.

DETALHES IMPORTANTES

  • Não importa qual o seu tipo de pele, eu recomendo que você faça um teste antes para ver como ela reage. Também recomendo usar a relação de pele sensível antes de aumentar a quantidade de vinagre de maçã.
  • Não tenha medo de experimentar para encontrar o que é melhor para você. Se sentir que a solução de pele sensível parece ser muito fraca, lentamente aumente a proporção de vinagre de maçã à água. E não aumente mais do que uma relação de 1:1 de vinagre de maçã à água, ok?!

Amores, e outra coisinha muito importante é que é sempre bom consultar regularmente um bom dermatologista para que sua pele seja avaliada e qualquer dúvida mais específica seja tirada!

diy-tonico-facial-rosto-ickfd-lele-gianetti3

A dica deste DIY é simples e natural, mas para tratamentos e questões mais complexas, é fundamental conversar com um profissional da área, né?!

Espero que tenham gostado tanto quanto eu gosto desta receitinha! Me contem o que acharam e qualquer dúvida é só me falar! Ah, e se vocês fizerem esse DIY e tirarem fotinhos, postem com a hashtag #LeleGianettiDIY para que eu possa ver.

Beijinhos,

Lelê Gianetti