A diversidade cultural do nosso país é uma das coisas que mais me encantam. É incrível saber que sempre vou encontrar algo novo para conhecer e sabores diferentes dependendo da região que eu estiver. Na nossa viagem pela Amazônia, por exemplo, provei ingredientes e pratos que nunca tinha experimentado antes.

É super interessante conhecer a culinária local e entender a importância e o significado daqueles pratos para os moradores daquela região. Na época que eu e Paulo fomos para Amazônia, eu ainda comia carne e provei tipos de peixe muito saborosos. Vou compartilhar com vocês nessa listinha quais foram os restaurantes que visitamos em Manaus e o que achamos sobre cada um deles!

Restaurante Banzeiro

Foto: Divulgação

O Restaurante Banzeiro foi, definitivamente, um dos lugares que mais nos indicaram. Foram tantas pessoas elogiando o local que não poderíamos deixar de ir. Depois de ter provado alguns dos pratos do restaurante, posso confirmar para vocês que a comida de lá é maravilhosa. Eles usam ingredientes locais em todas as opções do cardápio e o tempero é delicioso.

Entre os pratos que pedimos, estão o camarão com caldinho de tucupi e folha de jambu, e a costela de tambaqui. Todas as coisas estavam muito bem preparadas e aromáticas. Nossa experiência no restaurante foi muito boa e com toda certeza voltaríamos no local outras vezes.

Caxiri Manaus

Foto: Divulgação

Eu e o Paulo tínhamos planejado ir ao Caxiri Manaus apenas para tomar alguns drinks, mas acabamos pedindo alguns petiscos do local. O ponche de cupuaçu deles é maravilhoso, então vale a pena experimentar caso você curta bebidas alcóolicas. Em relação a comida, estava tudo incrível. Pedimos um pão de açaí e, mesmo não sentindo muito o sabor da fruta, estava uma delícia.

Outra ótima opção de petisco é a porção de palitos de tapioca com queijo coalho. Eles são perfeitos para acompanhar os drinks já que não pesam muito, sabe? 

Tambaqui de Banda

Foto: Divulgação

Por estar localizado bem no centro da cidade o Tambaqui de Banda é um dos restaurantes mais conhecidos de Manaus. Eles vendem uma comida simples, mas cheia de temperos e aromas. Quem gosta de comer em mesas ao ar livre irá amar ainda mais o local. A maior parte dos pratos é da culinária regional, por isso vários deles possuem base de peixe. Um dos mais pedidos da casa é o tambaqui assado na brasa, acompanhado de farofa e vinagrete.

Tacacá da Gisela

Foto: Gabriela Rassy

Você não pode ir embora de Manaus sem ter provado pelo menos um tacacá. Ele esta entre as comidas mais conhecidas por lá e faz parte da experiência. O Tacacá da Gisela é um dos mais conhecidos de Manaus, por isso fomos até ele para conhecer o prato.

O caldo é preparado, basicamente, com tucupi, jambu, camarão e tempero a gosto. O sabor é bem exótico e achei o caldo um pouco amargo, mas isso depende muito do paladar de cada um. O Paulo gosta de pratos mais fortes e ele adorou o caldo. Se você curte experimentar pratos locais, irá adorar o lugar 😉

Bistrô Fitz Carraldo

Foto: Divulgação

O Bistrô Fitz Carraldo ficava dentro do hotel que estávamos hospedados, o Villa Amazônia. O ambiente é mais íntimo e charmoso do que os outros restaurantes da lista, uma boa opção para quem curte um lugar mais calmo.

Nós comemos um ceviche de pirarucu incrível e um pirarucu com pesto muito saboroso. Tanto eu como o Paulo amamos os pratos salgados que pedimos, mas para mim a sobremesa foi o ponto alto do nosso jantar. Eles fazem um mil folhas recheado com creme de castanhas que é surreal!

***

A comida de Manaus me surpreendeu com tantos sabores diferentes. Amei ter provado tantas coisas novas e deliciosas e tenho certeza que vocês também vão gostar! Caso queiram assistir aos vlogs dessa viagem, é só clicar aqui 🙂