Para conhecer uma região mais solar e relax de Portugal, é só passar alguns dias no Algarve! Essa parte do país é uma das mais encantadoras, já que abriga praias incríveis e formações rochosas no meio do mar que são de tirar o fôlego. Além das paisagens maravilhosas, o clima do Algarve é super agradável e o sol brilha por lá praticamente o ano inteiro.

As cidadezinhas de cada área da região são super charmosas, algumas com pouquíssimos habitantes. Para você não ficar muito perdido na hora de montar um roteiro pelo Algarve, selecionei tópicos essenciais que você precisa saber para aproveitar o melhor de um lugar tão lindo como esse. 

Quando ir

Foto: @laurenswells

Como eu já adiantei para vocês, o Algarve tem sol por praticamente o ano inteiro. São poucos os dias de chuva por lá, por isso o clima costuma ficar bem seco. Para aproveitar as praias o suficiente e não deixar de fazer nenhum passeio, a melhor época para ir é entre março e setembro.

Os outros meses costumam ter a temperatura mais amena, correndo o risco de não estar quente o suficiente para curtir o mar – que, aliás, é gelado. O verão é, obviamente, a alta temporada, que acontece entre o final de junho e agosto. Se você quiser evitar lugares muito cheios e superlotados, tente marcar sua viagem para outro mês que não esteja incluído nessa alta temporada.

As passagens de avião também variam de preço dependendo de quando você for. Caso queira dar uma olhada nos valores e já garantir alguma passagem, é só clicar aqui 😉 

Locomoção

Foto: Rutger Geleijnse

A melhor forma de conhecer o Algarve é, sem dúvidas, de carro. Por ser uma região bem extensa e com diversos pontos de interesse, fica difícil fazer muitas coisas usando apenas o transporte público. Outro ponto que devemos sempre levar em consideração é quanto a flexibilidade do nosso roteiro.

Quando já temos um veículo alugado, fica bem mais fácil programar os horários para cada atividade – sem contar que você demora menos tempo para chegar aos pontos que escolheu visitar. Um bom site para pesquisar preços e já reservar um veículo é pela RentCars!

Culinária

Foto: @juliesuze

Regiões litorâneas costumam ter a base da alimentação voltada para peixes e frutos do mar, e em Portugal isso não é diferente. O país, no geral, tem uma tradição bem forte de pratos com esses ingredientes, mas a área do Algarve possui uma variedade ainda maior. Por lá você encontrará desde o típico bacalhau, até outros peixes como carapaus e camarões bem grandes.

Ah, quer uma notícia boa? Considerando que boa parte dos restaurantes beira mar são mais simples, você terá uma variedade enorme de locais com porções mais baratas. Se você quer ir em pelo menos um restaurante cool e diferente, recomendo o NoSoloÁgua. Ele é super moderninho e tem três unidades pelo Algarve: Portimão, Albufeira e Vilamoura.

Cidades

Foto: @alicetrewinnard

Toda a costa da região do Algarve é um paraíso. Além de praias lindas, as cidades são todas encantadoras. Apesar de parecerem iguais, cada uma se diferencia tanto pela localização como também pelos pequenos passeios que podem ser feitos dentro delas.

Em Tavira, por exemplo, você pode conhecer o Pego do Inferno, formado por um conjunto de três cascatas maravilhosas. A paisagem é surreal! O centrinho da cidade também é uma graça. Dê uma passadinha pela Igreja de Santa Maria do Castelo e no Castelo de Tavira.

Outra opção incrível é Lagos. Essa é a região com algumas das praias mais bonitas do Algarve, então realmente não deixe ela de fora do roteiro. Faro, Albufeira e Portimão também costumam ser muito frequentadas por turistas. Vale a pena dar uma olhada sobre todas elas e escolher a que vocês preferem para se hospedar.

Praias

Foto: @arranwitheford

Impossível falar de Algarve sem citar as praias mais belas por lá, né? A praia Dona Ana, em Lagos, e a  praia da Marinha, em Lagoa, estão entre as praias mais lindas do mundo. Ou seja, essas duas não podem ficar de fora da sua rota de passeios. A Gruta de Benagil também está entre as mais visitadas da região e também fica em Lagoa. O lugar é simplesmente deslumbrante e merece pelo menos uma visita.

A praia da Rocha em Portimão e a praia do Amado em Aljezur são outros dois lugares lindos. Ah, se você realmente curte esse tipo de passeio, com praias, falésias e muita natureza, separe pelo menos uns 5 dias para conhecer diferentes pontos da costa do Algarve. Pode ter certeza que você ficará encantado com cada cantinho dessa parte de Portugal.

Outras atrações

Foto: Lexe-I via Flickr

Cada cidadezinha do Algarve tem suas próprias atrações, como alguma igreja local ou um castelo/casarão bem tradicional. Para ir além desses pontos turísticos, você pode visitar a Capela dos Ossos, em Faro, ou o Cabo de São Vicente, que tem uma vista maravilhosa para o mar.

A Fortaleza de Sagres também é imperdível para quem gosta de apreciar vistas bonitas. Não há muita coisa para fazer no local em si, mas a paisagem vista da fortaleza é inesquecível. Também é uma boa ideia de passeio se você curte caminhar e explorar áreas diferentes 🙂

***

Como vocês perceberam, o Algarve tem muito a oferecer. É o passeio ideal para quem quer fugir um pouco de cidades grandes e centros urbanos super desenvolvidos, sabe?

Para aproveitar todos os lugares e não ter nenhum problema, não se esqueça de fazer um seguro viagem – você pode conferir os preços por aqui. É obrigatório ter seguro para viajar por Portugal, por isso não deixe para resolver isso na última hora!