Eu e o Paulo adoramos conhecer um pouco da cultura dos países que visitamos e como as galerias de arte fazem parte dos costumes de Buenos Aires, nós não perderíamos essa oportunidade, né? Tem opções para todos os gostos, desde as maiores e mais renomadas, até outras menores e “escondidas” pela cidade. A arte diz muito sobre o pensamento e o comportamento de cada lugar, por isso acho tão interessante conhecer pelo menos uma ou duas na capital.

Fiz essa listinha com as 10 galerias de arte mais interessantes por lá. Além delas também existem outros dois grandes museus, o MALBA (Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires) e o MNBA (Museu Nacional de Belas Artes). Não vão faltar opções culturais para você fazer 😉

Ruth Benzacar 

Foto: Studio Lemon

A Ruth Benzacar é uma das galerias mais modernas de Buenos Aires. Ela busca dar atenção e foco a jovens artistas argentinos que tenham ideais diferentes e inovadoras. No geral, eles possuem 5 mostras diferentes ao ano, e em cada grupo eles mesclam artistas já conhecidos com aqueles novos e que ainda estão em busca de espaço. O acervo conta com quadros, esculturas e fotografias – é bem diversificado!

Endereço: Juan Ramirez de Velazco 1287

FoLa 

Foto: Travel and Leisure

O FoLa é parada obrigatória para quem ama fotografia. Eles reuniram mais de 200 obras de diferentes artistas, incluindo nomes internacionais.  A galeria possui três diferentes salas e em cada uma delas há mostras diferentes. O lugar é ideal para quem quer conhecer mais sobre fotógrafos latino-americanos e apreciar os olhares diversificados. 

Endereço: Godoy Cruz 2620

UNION 

Foto: Graffitimundo

Da mesma equipe do Graffitimundo, que promove a arte urbana, a Union expõe obras contemporâneas de artistas argentinos e também latino-americanos. As exibições são super variadas e agradam a todos os gostos. Para terem uma ideia, vocês encontram quadros mais tradicionais, outros com pinturas assimétricas, mas também grafites e coisas mais relacionadas a arte de rua.

Endereço:  Costa Rica 5929

Maman Fine Art 

Foto: Divulgação

A Maman Fine Art foca em obras que representem a cultura argentina, tanto do passado quanto do presente. Assim como a Ruth Benzacar, eles promovem artistas locais e buscam sempre trabalhos criativos. Esse tipo de projeto incentiva e encoraja muitas pessoas a continuarem fazendo arte, por isso galerias nesse estilo são tão importantes. As pinturas e esculturas variam conforme as exposições e mostram o cenário atual da arte e do design no país.

Endereço: Av. del Libertador 2475

ArtexArte 

Foto: Divulgação

Essa é uma das galerias mais inovadoras, principalmente por causa de seu foco em arte visual, fotografia e novas formas de técnicas midiáticas. A ArtexArte tem seis salas e entre elas exposições permanentes e outras temporárias. Eles proporcionam aos artistas um espaço para compartilharem seus trabalhos e ideias, instigando a criatividade de todos com as obras.

Endereço: Lavalleja 1062

Hollywood in Cambodia 

Foto: My Beautiful Air

A Hollywood in Cambodia é uma opção bem diferente das outras, afinal, especializada em arte de rua e grafite. As paredes da galeria, por exemplo, são cheias de diferentes e coloridos grafites. Eles selecionam os melhores artistas da área e as exibições mudam mensalmente. Além de conhecer um pouco mais da arte de rua de Buenos Aires, vocês também pode ir até o bar na parte de baixo da galeria para dar uma descontraída ainda maior.

Endereço: Thames 1885

Fundacion Proa 

Foto: Matraqueando

A Fundacion Proa fica bem pertinho do Caminito e não tem nenhuma exposição permanente. Eles focam principalmente em fotografia, design, artes plásticas e audiovisual, tudo com características bem contemporâneas. Além disso, existe um café no último andar do prédio que é ótimo para tomar um lanche e apreciar a paisagem do local!

Endereço: Av. Don Pedro de Mendoza 1929

Galería Mar Dulce 

Foto: Divulgação

O ambiente da Galería Mar Dulce é bem pequeno e super aconchegante. Tanto o lugar quanto as obras são uma graça! As visitas são guiadas e os proprietários ou funcionários de lá explicam um pouco das obras e dos artistas de cada uma delas – a maioria deles argentinos. Lá você também pode comprar algumas obras e os preços são bem acessíveis.

Endereço: Uriarte 1490

Galería Ruby 

Foto: Divulgação

Ainda não tão conhecida por turistas, a Galería Ruby possui exposições somente de arte contemporânea e também permitem a utilização do espaço para artistas que queiram trabalhar e criar lá dentro. Eles procuram artistas que produzam obras originais e que gerem sensibilidade de alguma forma. É tão interessante quanto as outras e merece ainda mais reconhecimento!

Endereço: Av. Forest 379

***

Gostaram dos lugares? Se vocês conhecem mais alguma galeria diferente dessas que mencionei, contem por aqui! Logo mais nós vamos compartilhar os vlogs dessa viagem com ainda mais dicas para vocês 😉