Fazenda Maria | Flores Comestíveis
Hoje saímos de São Paulo super cedo e embaixo de chuva para ir conhecer a Fazenda Maria, que há muito tempo me entrega flores comestíveis lindas para enfeitar meus doces e minhas sobremesas. Por exemplo, todas as fotos com sobremesas floridas que vocês viram no meu livro, as flores vieram diretamente do produtor, diretamente da Fazenda Maria para a minha casa.
Sim, a partir de um valor mínimo eles entregam a quantidade de flores que você quiser na sua casa ou restaurante. E mesmo se você não chegar nesse valor mínimo eles também te entregam cobrando uma taxa de envio.
As flores aqui são colhidas no mesmo dia que serão entregues e com isso eles garantem flores muito mais bonitas e frescas para você poder enfeitar seus pratos e deixar qualquer sobremesa muito mais bonita.
A fazenda fica perto de Cerquilho, uma cidade no interior de São Paulo, próximo à Sorocaba e eu vim gravar uma deliciosa matéria sobre a produção das flores comestíveis para o Dia Dia da BAND, que em breve vai ao ar e eu aviso pra vocês.
O mais importante para uma flor ser comestível é que a empresa não use inseticidas ou agrotóxicos no cultivo, ou seja, a flor precisa tem que ter manejo orgânico, mas ainda assim não são todas as flores que podem ser comidas.
A Bárbara, responsável por supervisionar a produção, me mostrou inúmeras flores que eu não conhecia, como por exemplo uma orquídea bem pequena que tem um cheiro entre o chocolate e a baunilha. Além disso, pude provar diversas flores colhidas na hora por mim, como o trevo de quatro folhas, a flor do morango e uma que eu amo: o jambu, uma florzinha amarela que quando mastigada provoca um efeito curioso na boca, quase como se suas papilas gustativas ficassem elétricas e um pouco dormentes. Essa é uma florzinha muito utilizada em pratos típicos do Norte, como no Tacacá no Tucupi e já há um bom tempo em alguns restaurantes aqui em São Paulo, tanto pelo sabor, quanto para fazer você salivar mais e sentir melhor os sabores do prato.
Achei delicioso também poder comer muitas sementinhas de pimenta rosa frescas e diretas do pé. É incrível como o sabor e aroma são diferentes de quando ela está seca. Ela fresca é muito mais adocicada e aromática.
Experimentei também o manjericão tailandês, que tem um leve aroma de anis; e o morango silvestre, que é ultra pequenino, praticamente se desmancha na mão ao ser colhido e é muito doce, tem gente que diz que parece um Bubbaloo.
Para finalizar o passeio eu tirei algumas fotos lindas com o look que usei na gravação.
O dia foi intenso, quente e delicioso. E o seu? Como foi?