Ainda não decidiu para onde vai viajar nessas férias de Janeiro? As praias do litoral de São Paulo são uma ótima alternativa! Para quem já mora no estado, explorar lugares novos é sempre uma boa. Caso você more em outra região, a viagem pode ser ainda mais incrível e diferente, principalmente se essa for a sua primeira vez em SP.  

Agora, vou compartilhar com vocês seis sugestões incríveis de locais ao longo do litoral paulista. Alguns deles são mais desertos do que outros, por isso escolha o seu destino de acordo com o tipo de passeio que você prefere fazer.

Praia do Bonete

Foto: @gabiluthai

Localizada em Ilhabela, a Praia do Bonete é a perfeita combinação de trilha e mar. A caminhada costuma ter entre 3 e 5 horas de duração, por isso vá bem preparado e mantenha-se hidratado para encarar o trajeto.

Também é possível chegar lá de barco, mas só recomendo essa opção para quem não tem condições físicas de fazer a trilha. Afinal, grande parte da aventura está na caminhada e também na alegria final de chegar nesse paraíso.

Praia da Feiticeira

Foto: @luangoms

Outra praia incrível em Ilhabela é a da Feiticeira. Ela é uma das mais famosas, mas ela continua não sendo muito movimentada. Ela pode ser acessada por meio de uma trilha bem curtinha e de baixa dificuldade.

A entrada dela é marcada por um grande casarão em estilo colonial, bem próximo a uma cachoeira artificial. Leve alguns petiscos e água para consumir na praia, porque não há nenhum restaurante ou quiosque nela. Ah, e lembre-se de recolher todo o lixo para preservar a beleza natural do local 😉

Castelhanos

Foto: @tebaldidavid

Aproveitando que estamos falando muito de Ilhabela para indicar mais um ponto de parada nessa região: a Castelhanos! Ela costuma ser mais cheia, por isso dê preferência para visitá-la pela parte da manhã. Desse modo você evita grandes multidões e consegue aproveitar melhor o lugar.

O único problema em relação a essa praia é que você irá precisar de um carro 4×4. Caso contrário, a melhor forma de chegar até ela é indo de barco. A estrada é um pouco complicada e carros comuns acabam tendo uma dificuldade enorme durante o trajeto.

Praia das Enchovas

Foto: @thiagosieiro

Uma das principais características dessa praia são as pedrinhas que cobrem a areia! Ela tem uma beleza mais selvagem e é cercada por uma vegetação mais densa. Ou seja, é o local perfeito para pessoas que curtem praias mais desertas.

A trilha até ela sai da Praia do Bonete, sendo que ela costuma ter mais ou menos 50 minutos de duração. Quem curte experimentar pratos típicos pode provar a anchova à moda caiçara, que é feita em folhas de bananeira!

Ilha das Couves

Foto: @vistarenataprado

A Ilha das Couves atrai turistas de todas as partes do país, por isso dê uma chance para esse cantinho tão incrível. Felizmente, essa região é super bem preservada e sem quase nenhuma interferência humana. Por esse motivo, ela proporciona um verdadeiro contato com a natureza.

O caminho até ela é feito de barco, partindo da praia de Pincinguaba. Aproveite o passeio de barco para já deixar combinado com alguém a volta. Geralmente são os próprios pescadores da região que oferecem esse trajeto!

Praia do Cedro

Foto: @erikdellatorre

Há quem diga que a Praia do Cedro é uma das mais lindas do litoral norte de São Paulo, por isso não perca a oportunidade de visitá-la. O mar tem aquele azul esverdeado maravilhoso e as águas costumam estar sempre calmas. Para chegar até ela, é necessário fazer uma trilha de mais ou menos 40 minutos. Prometo que todo o esforço vale a pena no final!

***

Preparados para passar o verão nessas praias incríveis? Para vocês não esquecerem de levar nenhum item essencial, não deixem de dar uma olhadinha no post com dicas dos produtos essenciais para a necessaire de verão 🙂