Uma das maiores dores de cabeça quando planejamos uma viagem é quanto a documentação. Afinal, conseguir alguns papéis e autorizações acaba sendo um processo super burocrático e demorado. Se você deseja evitar um pouco desse estresse, separei alguns países que não exigem visto para brasileiros.

Alguns deles requerem o documento para pessoas que pretendem passar mais de 90 dias no país. Caso contrário, brasileiros podem aproveitar as cidades sem preocupação. Ah, e isso não significa que você também não irá precisar do passaporte. Ele é necessário para praticamente toda viagem internacional, por isso não deixe de providenciar um. Ele tem validade de 10 anos, então não se preocupe em ter que renová-lo regularmente.

África do Sul

Foto: Dan Grinwis

Muita gente fica com um pé atrás antes de saber quais são os destinos para conhecer no Continente Africano. A África do Sul, por exemplo, é bem diferente da imagem que costumam associar a região.

Um dos lugares mais procurados por pessoas que vão para o país é, claro, sua capital. Cape Town é uma cidade encantadora e com pessoas super simpáticas. Mesmo estão tão longe do Brasil, você consegue se sentir em casa, sabe? Além disso, as paisagens são surpreendentes e os passeios são experiências inesquecíveis.

Alemanha

Foto: Anthony Reungère

A Alemanha é um país cheio de história, palco de vários momentos que mudaram a humanidade. Ao meu ver, eu diria até mesmo que algumas cidades são como um museu ao céu aberto. Um dos lugares mais significativos é Berlim, principalmente por causa do tão famoso muro e todo o repertório que aquele lugar carrega.

Para conhecer essa cidade e outros cantinhos especiais do país, brasileiros não precisam de visto de turismo em viagens de até 90 dias. Aproveite que estará por lá e capriche no roteiro, principalmente para explorar Berlim e os seus arredores.

Bahamas

Foto: Jared Rice

Procurando um destino mais paradisíaco sem ter que se preocupar com entrevistas para o visto? Vá para as Bahamas! As praias com areia branquinha e o mar azul turquesa são atrativos difíceis de resistir, principalmente para o pessoal que curte esse clima mais tropical.

Você pode aproveitar seus dias nesse paraíso fazendo um cruzeiro ou conhecendo a região por conta própria. E quem gosta de praticar esportes aquáticos também pode aproveitar a região para arriscar novas atividades.

Argentina

Não poderia deixar de falar da Argentina, né? Nossos queridos hermanos permitem que brasileiros passeiem pelo país apenas com o RG, por isso não percam a chance de aproveitar essa regalia.

Caso queira fazer uma viagem mais curta, foque o roteiro apenas em Buenos Aires e use o máximo de seu tempo para caminhar pela cidade. Os prédios, ruas, restaurantes e lojas são apaixonantes e farão com que você queira ficar lá por ainda mais tempo!

Chile

Que tal ver neve sem precisar ir muito longe do Brasil? O Chile proporciona a experiência dos sonhos para quem sempre teve vontade de ver e tocar a neve. Se essa for a sua intenção, recomendo que vá entre junho e setembro.

Os mais aventureiros podem se arriscar em uma viagem pela Carretera Austral. Eu e o Paulo fizemos o trajeto completo e passamos por alguns perrengues. No entanto, todo o esforço valeu a pena – tanto pela experiência como também pelas paisagens surreais.

Grécia

Foto: Charlie Marusiak

Acredito que todo mundo pelo menos uma vez na vida já sonhou em conhecer a Grécia. O país é incrivelmente lindo e com cenários dignos de filme. A melhor época para visitá-lo é entre julho e agosto, quando chove pouco e a temperatura da água fica agradável.

A arquitetura milenar é uma das principais características da Grécia. Por esse motivo, muitas pessoas ligadas a história e a arte possuem um interesse maior em relação ao país, indo além da beleza superficial. Caso você tenha a oportunidade de conhecê-lo, tente fazer passeios culturais que também te tragam conhecimento!

Peru

Foto: Eduardo Flores

O legado da civilização Inca é um dos maiores motivos para o Peru receber milhares de turistas anualmente. Machu Picchu e o Vale Sagrado, por exemplo, estão quase sempre na rota de muitos brasileiros que vão para lá e são dois locais super históricos.

A gastronomia local também sempre deixa os turistas ainda mais apaixonados pelo lugar. Tente experimentar pratos da cultura peruana e seja aberto a novos ingredientes e temperos. Prometo que não irá se arrepender.

Croácia

Foto: Cody Black

A culinária italiana é adorada por todos nós, então nada melhor do que visitar um país que possui a gastronomia influenciada pela Itália. Além da comida deliciosa, a Croácia é cheia de surpresas quando se trata de arquitetura e paisagens incríveis.

As praias do país são lindas e um dos locais mais visitados é o Parque Nacional dos Lagos Plitvice. Ele é considerado um dos locais mais bonitos da Europa! Ah, e quem ama vinho também tem a oportunidade de provar ótimas variedades pela região.

Espanha

Foto: Biel Morro

A Espanha é um dos países mais visitados do mundo e possui diversas opções de lazer, agradando tanto pessoas que preferem cidade como também aqueles que curtem mais a natureza. Caso você seja esse primeiro tipo de pessoa, Barcelona é o destino perfeito!

As praias do país também são paradisíacas e ideias para relaxar bastante. Eu e o Paulo fomos para Mallorca e Menorca há um tempo e ficamos encantados com a beleza da região. Caso você tenha interesse em conhecer mais sobre esses dois lugares, é só clicar aqui 😉

Uruguai

Foto: Luciano Paris

Perto do Brasil e com paisagens de tirar o fôlego! Brasileiros têm mostrado cada vez mais interesse em viagens pela América do Sul, por isso o Uruguai é uma opção tão incrível quanto a Argentina.

Montevidéu, por exemplo, possui uma arquitetura linda e gastronomia perfeita para quem gosta de um bom vinho. Outro ponto bem interessante sobre viajar pelo país é que você pode conhecer outras cidades viajando de ônibus, e tudo usando apenas o seu próprio RG!

***

E então, o que acharam de saber que podem visitar esses lugares apenas com o RG ou então com o passaporte?